Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consulta sobre diretrizes institucionais de retorno às atividades acadêmicas presenciais no Ifal é prorrogada

Formulário que possibilita participação coletiva na consolidação do documento base para retomada à presencialidade pode ser preenchido até 11/10

publicado: 05/10/2021 15h45, última modificação: 05/10/2021 15h45

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal prorrogou, até a próxima segunda-feira (11), o período de participação na consulta pública sobre as diretrizes institucionais para a implementação do retorno gradual, escalonado e seguro das atividades presenciais no âmbito da instituição.

A iniciativa tem por objetivo ampliar a participação de toda comunidade acadêmica (professores, técnicos administrativos, estudantes maiores de 18 anos e pais/responsáveis por estudantes menores de idade) e da sociedade civil na elaboração do documento que servirá de base para a retomada presencial das atividades acadêmicas da instituição no contexto de pandemia.

A minuta da resolução que trata das diretrizes institucionais para o retorno gradual, escalonado e seguro das atividades presenciais do Ifal está disposta em cinco capítulos: I - Disposições gerais; II - Regime de oferta de ensino; III - Da organização dos calendários; IV - Das condições de acesso e permanência dos/as estudantes no processo de retorno a presencialidade; V - Disposições transitórias e finais.

A consulta pública pode ser preenchida no link: https://forms.gle/aQ6cWaaW2it8yu5E6. O texto na íntegra está disponível para download na terceira página do formulário, e na sequência, para quem desejar contribuir com a minuta, basta seguir os próximos passos. A critério do próprio participante, será possível colaborar em todos os capítulos ou escolher aquele da sua preferência.

De acordo com a presidente da comissão do ensino responsável pelas diretrizes do retorno à presencialidade da instituição, Patrícia Borsato, a consulta pública sobre as diretrizes institucionais consiste em mais uma etapa para a consolidação do retorno às atividades presenciais do Ifal. "Por se tratar de uma decisão com impacto para toda a sociedade, entendemos que o melhor caminho é possibilitar a construção coletiva das diretrizes que irão orientar o retorno presencial das atividades acadêmicas do Instituto Federal de Alagoas por parte de todos os envolvidos neste processo", pontuou a presidente da comissão.