Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consulta pública vai revisar Missão, Visão e Valores do Ifal

Consulta pública vai revisar Missão, Visão e Valores do Ifal

Oficina no Campus Maceió encerra fase para elaborar diagnóstico da instituição
por Elaine Rodrigues publicado: 20/09/2023 18h04, última modificação: 20/09/2023 18h36

A partir da próxima segunda-feira, 25, os servidores e estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) vão poder revisar os direcionadores estratégicos que integram o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A consulta pública é uma ação promovida pela Comissão Central do PDI para que a comunidade acadêmica participe da definição da Missão, da Visão e dos Valores do Ifal para o próximo PDI 2024-2028.

Servidores e estudantes vão poder participar da consulta pública, validando os direcionadores estratégicos atuais ou propondo sugestões. A consulta será realizada durante dez dias por um link que vai ser divulgado aqui no portal do Ifal, no sistema integrado da instituição, no e-mail institucional e pelas redes sociais.

Reunião da Comissão Central nesta quarta, 20“A missão vai nos mostrar a razão de ser da nossa instituição; a visão vai nos mostrar onde o Ifal quer chegar daqui a cinco anos, que é o período de vigência desse documento; e os valores institucionais são as crenças, o que o Ifal defende, que ali no documento atual são dez. A comunidade será convidada a participar, a trazer sua contribuição, a dar a sua opinião sobre esses elementos para fazer com que, a partir da coleta dessas contribuições, a gente possa dar seguimento à construção do planejamento estratégico da nossa instituição”, explica Fábio Ribeiro, diretor de Planejamento Institucional e presidente da Comissão Central do PDI.

Processo democrático

Oficinas foram realizadas em seis campiO processo de produção do Plano de Desenvolvimento Institucional segue com a realização das oficinas. Seis oficinas foram realizadas com a participação de 12 comissões locais (cada comissão representa um campus). Nesta quinta-feira, 21, será realizada a última oficina, no Campus Maceió, com a participação das comissões locais dos campi Maceió, Benedito Bentes, Maragogi e Rio Largo.

“As comissões locais estão sendo ouvidas com a intenção de conseguir contribuições na identificação do diagnóstico atual da nossa instituição. Com a ferramenta da análise SOWT, é possível a gente identificar tanto no cenário interno da instituição, nossas forças e fraquezas, e também no cenário externo, as oportunidades e ameaças, ou seja, tudo aquilo que nos ajuda e nos atrapalha no desenvolvimento de nossas ações”, contou Fábio.

As oficinas estão ouvindo os integrantes das comissões locais sobre 14 temas relacionados à instituição, como ensino, pesquisa e inovação, extensão, gestão de pessoas, assistência estudantil, comunicação, sustentabilidade, entre outros. Com a finalização dessa etapa, os resultados obtidos nas oficinas serão compilados para dar prosseguimento ao planejamento estratégico do Ifal.