Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Superior do Ifal realiza primeiro curso de formação para conselheiras/os
conteúdo

Notícias

Conselho Superior do Ifal realiza primeiro curso de formação para conselheiras/os

Iniciativa é pioneira em âmbito institucional e contou quórum de mais da metade das/os conselheiras/os
por Adriana Thiara publicado: 25/04/2025 10h39, última modificação: 25/04/2025 10h39

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou, nesta sexta-feira (25), o Curso de Formação de Conselheiros do Conselho Superior (Consup). A iniciativa pioneira em âmbito institucional tem como foco capacitar os membros do órgão máximo da instituição para o exercício qualificado e engajado de suas funções, fortalecendo a gestão democrática e impulsionando o desenvolvimento da instituição.Reitor Carlos Guedes lembra que iniciativa visa uma visão abrangente sobre a estrutura, o funcionamento e as competências do Conselho Superior.jpeg

Para o presidente do Consup e reitor do Ifal, Carlos Guedes, o momento visa proporcionar as/aos conselheiras/os uma visão abrangente sobre a estrutura, o funcionamento e as competências do Conselho Superior.

"Uma atenção especial será dedicada ao papel do conselheiro, explorando suas atribuições, responsabilidades éticas, formas de atuação e a crucial importância da representatividade dos diversos segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil", destacou.

Para contribuir com a formação das conselheiras/os sobre seu papel, a servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT), lotada na Procuradoria Federal junto à Advocacia Geral da União (AGU) e atual Chefe do Departamento de Gestão e Apoio Técnico no IFMT, Michelle Eiko Hayakawa. Ela que tem vasta experiência profissional orientando e assessorando Secretarias de Educação e a Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso.

Michelle Eiko Hayakawa foi a palestrante da formação.jpeg"A/o conselheira/o representa um segmento, uma entidade. Contribui no processo de tomada de decisão institucional. A participação consciente e o compromisso demostram para quem a/o elegeu ou indicou para a posição, traduz que você tem compromisso com função no Conselho",  reforçou a palestrante.

A participação no curso de formação é uma etapa fundamental para que as/os conselheiras/os possam exercer suas funções com segurança e embasamento, contribuindo de forma significativa para as decisões do Conselho Superior e para o futuro do Instituto Federal de Alagoas.