Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Superior do Ifal aprova Plano de Desenvolvimento Institucional

Conselho Superior do Ifal aprova Plano de Desenvolvimento Institucional

Documento foi elaborado com a participação da comunidade acadêmica vai direcionar ações do instituto até 2023

por Elaine Rodrigues publicado: 30/10/2019 10h07, última modificação: 04/11/2019 18h42
Exibir carrossel de imagens PDI do Ifal é aprovado pelo Consup

PDI do Ifal é aprovado pelo Consup

A missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) até 2023 estão no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) aprovado nesta terça-feira, 29, na reunião do Conselho Superior do Ifal. O documento é um dos mais importantes da instituição e foi elaborado em conjunto pela comunidade acadêmica.

Marcos Serafim explica a importância do PDI para a instituiçãoO PDI foi analisado pelo colegiado diante da relatoria do conselheiro Marcos Serafim, diretor-geral do Campus Batalha, com contribuição do diretor de Planejamento Institucional Altemir Secco. A reunião foi presidida pelo assessor executivo, Wellington Spencer, que está assumindo a função de reitor substituto. O reitor Carlos Guedes participa de reunião com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Construção do PDI

Durante mais de um ano, a comunidade acadêmica do Ifal participou de reuniões em comissões temáticas, consultas públicas, audiências com toda a comunidade para elaborar o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023.

“Nós tivemos 255 servidores envolvidos diretamente em todas as comissões que discutiu o PDI. Todos esses capítulos foram construídos por comissões temáticas, com as contribuições dos campi, respeitada a metodologia que cada campus utilizou para a discussão”, explicou Altemir Secco.

Altemir Secco fala sobre a construção do PDIO direcionamento da instituição é dado pela Missão, Visão e Valores. “Nós temos 13 objetivos estratégicos. Cada um será medido pelos 58 indicadores e suas metas. E para realizar esses objetivos, que ações faremos? Então, temos o apontamento de 221 ações para atingirmos os objetivos estratégicos”, enumerou o diretor de Planejamento Institucional.

“O PDI é o documento mais importante da instituição. Para atingirmos a missão do Ifal, precisamos agora atuar de forma integrada, com o Plano de Desenvolvimento Institucional direcionando nossas ações, que precisam estar alinhadas aos objetivos estratégicos”, afirmou o reitor Carlos Guedes, quando foi comunicado da aprovação do PDI pelo Conselho Superior.

Direcionamento do Ifal até 2023

Missão: Promover educação de qualidade social, pública e gratuita, fundamentada no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a fim de formar cidadãos críticos para o mundo do trabalho e contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Visão: Ser uma instituição de referência nacional em educação profissional, científica e tecnológica, promovendo a transformação social nas regiões de sua atuação.

Valores: Ética; Responsabilidade Social; Compromisso Institucional; Gestão participativa e democrática; Transparência; Excelência; Sustentabilidade; Respeito à diversidade; Inclusão social; e Inovação.

Objetivos Estratégicos

Ampliar e fortalecer a rede de relacionamento com setores público e privado, comunidade ou arranjos/grupos sociais e culturais, com vistas ao intercâmbio de experiências e ao estabelecimento de ações formativas e de colaboração;

Assegurar aos discentes condições de permanência e conclusão com êxito;

Otimizar a oferta de cursos e número de vagas, garantindo a infraestrutura física e tecnológica adequadas para o desempenho das atividades acadêmicas e administrativas;

Otimizar a gestão de recursos, maximizando a captação e melhorando a qualidade do gasto;

Fortalecer a integração das ações de ensino, pesquisa e extensão como ato educativo e pedagógico;

Fortalecer a gestão participativa e democrática;

Assegurar práticas de gestão sustentável e eficiente dos recursos socioeconômicos e ambientais;

Criar condições para atender às demandas das pessoas com necessidades específicas e grupos sociais historicamente excluídos;

Implementar ações que visem a efetivação e a disseminação do empreendedorismo e da inovação nas suas diferentes formas;

Promover a formação continuada dos servidores;

Implantar a política de Qualidade de Vida no Trabalho, visando o desenvolvimento pessoal e a melhoria das condições laborais dos servidores;

Estabelecer uma política de comunicação integrada e continuada para criação de uma cultura de comunicação entre os diversos segmentos do Ifal;

Consolidar a gestão de processos no Ifal.

Confira o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 completo!

registrado em: ,