Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Superior aprova por unanimidade reestruturação de cursos técnicos integrados ao ensino médio

Conselheiros e comunidade acadêmica avançaram na discussão da implementação de diretrizes para a oferta de ensino técnico integrado aos estudantes do Ifal

por Elaine Rodrigues publicado: 20/09/2019 17h29, última modificação: 23/09/2019 19h44
Exibir carrossel de imagens Votação final foi unanimidade entre os conselheiros

Votação final foi unanimidade entre os conselheiros

O processo sobre a reestruturação de cursos técnicos integrados ao ensino médio discutido no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) seguiu para análise do Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Alagoas e foi aprovado por unanimidade nesta sexta-feira, 20.

A reunião foi presidida pelo reitor do Ifal, Carlos Guedes. O relator do processo, conselheiro e pró-reitor de Extensão, Abel Coelho, apresentou alguns detalhes da decisão tomada pelo Cepe e leu o relatório elaborado por ele, que seguiu para análise e votação do grupo.

Consup aprova reestruturação de cursos técnicos integradosAlgumas questões como o contraturno, as aulas de 50 minutos e as atividades não presenciais foram debatidas pelos conselheiros e a comunidade acadêmica presente na reunião.

O diretor-geral do Campus Coruripe, José Roberto, colocou a experiência na unidade que já tem cursos de três anos em funcionamento. E também expôs as dificuldades com o transporte público dos estudantes. A dificuldade também foi lembrada em outras colocações, como a do diretor-geral do Campus Santana do Ipanema, Gilberto Neto. “Nós que estamos no interior temos uma dificuldade muito grande com o transporte. E nós temos que pensar mesmo é nos nossos alunos. Em Santana do Ipanema, temos o Instituto Federal, Universidade Federal e Universidade Estadual. O mesmo transporte passa nas três instituições. Ele busca os alunos de 12h20 e é o mesmo que vai levar de 13h. A dificuldade com o transporte é enorme”, ressaltou.

O grupo presente analisou as proposições, votou entre as sugestões apresentadas e colocou argumentos que enriqueceram as discussões no sentido de atender às necessidades de todos os campi da instituição. As mudanças propostas pelos conselheiros e pela comunidade acadêmica foram analisadas pelo relator Abel Coelho que decidiu fazer as modificações no texto. Em relação à duração das aulas, o novo texto concede autonomia aos campi da instituição.

Consup aprova reestruturação de cursos técnicos integrados“Não houve retrocesso ou recuo. Nós avançamos, essa é a palavra. Minha proposta de consenso é avançar e não recuar para que a gente tenha autonomia nos campi. Como nenhuma solução atende a todos os campi, é avançar para o bom senso com autonomia”, afirmou o relator Abel Coelho. O texto também insere os estudantes nas comissões que debatem a reestruturação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e retira a possibilidade de execução de atividades não presenciais em sua totalidade, que poderia dar possibilidade de que quaisquer componentes curriculares fossem desenvolvidos a distância.

Ao fim da reunião, o reitor Carlos Guedes conduziu a votação do relatório do conselheiro Abel Coelho e agradeceu as discussões e proposições de ideias que enriqueceram o processo democrático. “A gente buscou uma solução com responsabilidade de forma conjunta. A construção de uma decisão em consenso e o entendimento dela por todos os presentes foi importante para o crescimento da nossa instituição”, finalizou.

A reunião foi transmitida ao vivo pelo Youtube do Ifal. Veja o vídeo completo abaixo:

registrado em: