Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Superior aprova homologação do processo eleitoral e dos resultados da consulta

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 20/04/2023 11h36, última modificação: 20/04/2023 19h42

Nesta quarta-feira (19/04), em reunião realizada no formato híbrido, o Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou a homologação do processo de consulta eleitoral que culminou com a escolha para os cargos de reitor e diretor-geral de campus para o quadriênio 2023 a 2027. Realizado em dois turnos, o processo eleitoral reconduziu o professor Carlos Guedes ao cargo de Reitor do Ifal e elegeu os diretores-gerais de 15 campi do Ifal, por meio de ampla participação dos três segmentos da comunidade acadêmica do Instituto: estudantes, professores e técnicos administrativos.

Clique aqui e confira a Resolução nº 110/2023 do Consup que homologa as eleições.

A reunião extraordinária do Consup iniciou às 15h e contou com a participação dos diversos conselheiros componentes do colegiado. Na ocasião, a Comissão Eleitoral Central apresentou o relatório final do processo de consulta, cuja votação ocorreu nos dias 4 e 13 de abril - respectivamente 1º e 2º turnos. A reunião foi presidida pelo professor Wellington Spencer, assessor executivo da Reitoria, que substituiu o reitor Carlos Guedes nesta reunião.

Comissão Eleitoral Central apresenta relatório final das eleiçõesApós discussão referente ao processo eleitoral, os conselheiros votaram pela aprovação do relatório final apresentado e pela confirmação dos resultados de escolha para os cargos de reitor e diretor-geral de campus. Além da recondução do professor Carlos Guedes, foram eleitos para as direções-gerais de campi os seguintes servidores: Augusto César Lúcio de Oliveira (Campus Arapiraca); Magno Luiz de Abreu (Campus Batalha); Givaldo Oliveira dos Santos(Campus Maceió); José Thales Pantaleão Ferreira(Campus Santana do Ipanema); e Uilliane Faustino de Lima(Campus Satuba).

Em outros campi do Ifal, os atuais dirigentes foram reeleitos pela comunidade local para mais um mandato de quatro anos. Os seguintes servidores foram reconduzidos ao cargo de diretor-geral de campus: José Roberto Alves Araújo (Campus Coruripe); Sandra Maria Patriota Ferraz (Campus Maragogi); Éder Júnior Cruz de Souza (Campus Marechal); Rodrigo Oliveira Ferreira da Silva (Campus Murici); Roberto Fernandes da Conceição (Campus Palmeira do Índios); Felipe Thiago Caldeira de Souza (Campus Penedo); Antônio Iatanilton Damasceno de França (Campus Piranhas); Edel Alexandre Silva Pontes (Campus Rio Largo); Talita Maria Gomes de Morais (Campus São Miguel dos Campos); e Valdomiro Odilon Pereira (Campus Viçosa)

Após a homologação do resultado de todo o processo eleitoral, o Consup, por meio do seu presidente substituto, encaminhou o processo à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (Mec), que fará a verificação da conformidade jurídica. Da Setec, o processo segue para o ministro da Educação, que o enviará à Casa Civil da Presidência da República, para a nomeação, pelo presidente da República do Brasil, Luiz Inácio da Silva, do reitor eleito e reconduzido.

Em seguida, já nomeado e empossado, o professor Carlos Guedes nomeará os diretores-gerais do Ifal, eleitos para o quadriênio 2023-2027.

Consulta eleitoral

Tanto no primeiro quanto no segundo turno, a consulta para reitor e diretor-geral dos campi contou com ampla participação da comunidade do Ifal. De acordo com a Comissão Eleitoral Central, trata-se de uma disputa histórica no Instituto, em que houve a maior participação dos três segmentos componentes da comunidade acadêmica: estudantes, docentes e técnicos administrativos.

Clique aqui e confira os resultados dos votos válidos por campi do Ifal.

A consulta eleitoral é decidida a partir dos votos de três segmentos: discentes, docentes e técnicos administrativos em educação (TAE). No processo de apuração para a divulgação dos resultados, cada uma dessas três categorias têm peso igual, ou seja, 1/3 (um terço). A regra está em conformidade com a lei que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008). Os detalhes sobre os cálculos para a totalização dos votos podem ser conferidos no Capítulo X (Seções I e II) do Regulamento Eleitoral do Ifal.

Segundo a Comissão Eleitoral Central, cerca de 87% dos servidores do Ifal participaram da consulta para escolha de Reitor e Diretor-Geral.

Confira abaixo os nomes dos eleitos nas eleições do Ifal.

Cargo

Satuba

Valdomiro Odilon Pereira

Viçosa

Confira abaixo os boletins de urna das eleições Ifal 2023-2027.

Consulta Eleitoral do Ifal - Quadriênio 2023-2027 - Todos os boletins

Consulta Eleitoral do Ifal - Quadriênio 2023-2027 - Diretor(a) Geral - Coruripe - Todos os segmentos

Consulta Eleitoral do Ifal - Quadriênio 2023-2027 - Diretor(a) Geral - Maceió - 2º Turno - Todos os segmentos