Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Editorial do Ifal seleciona novos integrantes
conteúdo

Notícias

Conselho Editorial do Ifal seleciona novos integrantes

Docentes e técnicos podem concorrer às 16 vagas de titular
por Jhonathan Pino publicado: 14/10/2024 16h20, última modificação: 14/10/2024 16h29

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) publicou nesta segunda-feira (14), o Edital Nº 12/2024 relativo à seleção de novos integrantes para o Conselho Editorial da instituição. As inscrições já começaram e ocorrem até o dia 31 de outubro, por meio de preenchimento de formulário eletrônico.

O pleito irá selecionar 16 servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para a função de titulares e outros 30 para a suplência do colegiado. Além de profissionais das ciências Agrárias, Exatas e da Terra, Biológicas, Humanas, Sociais Aplicadas, Engenharias e Multidisciplinares, com titulação mínima de mestrado, são requisitados profissionais  de Biblioteconomia, Secretariado, Produção Gráfica e Revisão de Normas Técnicas, Texto em Português e Inglês, com titulação mínima de especialização.

Para concorrer, é necessário ter Currículo Lattes cadastrado na plataforma da Capes atualizado (no mínimo maio de 2024) com as informações requisitadas no formulário de inscrição. Além disso, o servidor deve estar cadastrado no sistema Siape; não estar em gozo de licença por período superior a três meses, nem estar exercendo Cargo de Direção (CD). 

A seleção e classificação dos candidatos se dará por meio da análise do Currículo Lattes, a ser realizada por uma comissão designada pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI). O resultado final será publicado no dia 14 de Novembro de 2024. 

Atribuições dos conselheiros

Os selecionados terão mandato de dois anos, renovável uma única vez por igual período. Eles serão designados por meio de Portaria, mas não serão remunerados no desempenho de suas tarefas para o exercício de suas atribuições no Conselho .

São competências dos conselheiros a criação de política editorial do Ifal; análise e seleção de obras para publicação; estabelecimento de normas para as publicações e os critérios para compensação e preservação de direitos autorais; regulamentação, proposição e autorização de diretrizes para o estabelecimento de contratos em coedição com autores, editoras e/ou instituições de ensino superior, públicas ou privadas, visando a publicações conjuntas; a regulamentação de atividades dos especialistas integrantes, ou não, do Ifal, quanto aos critérios de escolha, aos prazos para devolutiva de avaliação, à remuneração pelos serviços prestados; articulação de política de distribuição dos produtos editoriais e autorização de doações e permutas de obras.

O e-mail para contato é apoio.pesquisa@ifal.edu.br.