Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Editorial do Ifal discute publicação de livros e fortalecimento da Revista Educte

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 23/03/2023 14h07, última modificação: 23/03/2023 14h11

O Conselho Editorial do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou sua primeira reunião ordinária de 2023 no último dia 15 de março, em encontro no formato híbrido em que parte dos seus membros marcaram presença na Reitoria do Instituto e outros integrantes por meio de videoconferência. O encontro foi presidido pelo presidente do Conselho, Edcleyton Bruno Fernandes da Silva.

Ao todo, 17 servidores deram o pontapé inicial nos trabalhos do Conselho para este ano, que discutiu, entre outros assuntos, a possibilidade de publicação de livros pela comunidade acadêmica e ações para fortalecer a Revista Educte, publicação científica do Ifal.

Entre as deliberações realizadas, os membros do Conselho Editorial formaram uma comissão para elaboração de um edital e estudo de viabilidade econômica para publicação de livros no Ifal, seja no formato físico ou digital. Os trabalhos dessa comissão irão apontar os caminhos para uma sustentabilidade econômica nas obras a serem lançadas pela comunidade acadêmica do Instituto, por meio de edital a ser publicado futuramente.

Em relação à Revista Educte, publicação de fluxo contínuo aberta à submissão de artigos científicos, os integrantes do Conselho destacaram que a próxima edição deverá ser lançada em abril. Os interessados em encaminhar eventuais pesquisas devem realizar o envio dos trabalhos pelo sistema do periódico, no endereço eletrônico https://periodicos.ifal.edu.br/educte.

Conselho Editorial

O Conselho Editorial do Ifal tem como premissas estar em consonância com a função social do Ifal de promover educação de qualidade social, pública e gratuita, fundamentada no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a fim de formar cidadãos críticos para o mundo do trabalho e contribuir para o desenvolvimento sustentável, garantindo a liberdade de pensamento e a produção científica, além do pluralismo de ideias e concepções epistemológicas.