Notícias
Conif seleciona seis docentes do Ifal para cursos de aperfeiçoamento na língua espanhola
Capacitações foram ofertadas gratuitamente em cooperação com a Embaixada da Espanha
O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou nesta segunda-feira, 4, o resultado de dois editais para a capacitação de professores de Espanhol, ofertados na modalidade a distância. Seis dos docentes selecionados são docentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).
Na Chamada Pública AI/CONIF n.º 1/2020, para a participação em curso de aperfeiçoamento “Didática da Gramática do Ensino do Espanhol como Língua Estrangeira”, foram selecionadas as professoras Eronilma Barbosa e Renata Portela, das unidades Maceió e Murici, respectivamente. Confira aqui.
As atividades deste curso iniciam esta semana e serão desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2020, por meio de plataforma de ensino a distância disponibilizada pela Embaixada da Espanha.
Na Chamada Pública AI/CONIF n.º 02/2020, de seleção de docentes para o curso “Un Paseo Cultural por España”, quatro professores estiveram entre os escolhidos: Flavia Karolina Lima e Edvania Medeiros, do Campus Maceió; Cristiano Lessa, Satuba e Maria da Conceição Matos, da unidade de Penedo. Confira aqui.
As atividades deste curso serão desenvolvidas entre os dias 11 de maio e 9 de junho de 2020, por meio de plataforma de ensino a distância disponibilizada pela Embaixada da Espanha e terá duração total de 50 horas.
A coordenadora de Relações Internacionais, Carolina Duarte, lembra que a formação continuada desses professores apresenta ganhos para o Ifal, em diversos aspectos. "Os editais fazem parte de uma série de ações para difundir e promover a cultura espanhola na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. É uma excelente oportunidade de capacitação dos nossos docentes não apenas do ponto de vista didático, mas também pessoal e cultural."
Eronilma, que já fez outros cursos promovidos pela embaixada espanhola, comentou que eles são excelentes, ministrados por equipes altamente qualificadas. Ela ficou em segundo lugar para Chamada Pública AI/CONIF n.º 1/2020.
"Realizar um Curso de Formação continuada pelo Conif em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil tem um diferencial, considerando que essas instituições têm reconhecimento e credibilidade tanto nacional quanto internacional. Isso é muito gratificante para mim. Minhas pesquisas no mestrado e doutorado foram realizadas em linguística - especificamente relacionadas ao ensino de Espanhol para brasileiros e alagoanos", pontuou.