Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conif lança novo edital para intercâmbio de curta duração no Japão

Conif lança novo edital para intercâmbio de curta duração no Japão

Oportunidade é para estudantes dos cursos técnicos da Rede Federal

por Jhonathan Pino publicado: 14/07/2022 13h03, última modificação: 15/07/2022 11h32

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou na última quarta-feira (13) a Chamada Pública para seleção de estudantes para participação no Sakura Science High School Program (Brazil). O edital selecionará três estudantes do ensino médio integrado das instituições federais para participarem do intercâmbio de curta duração (sete dias), no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades, além da participação em seminários naquele país.

Aos selecionados, serão viabilizados bilhetes aéreos, acomodação, alimentação e transporte terrestre no Japão, além de seguro-viagem, emissão de passaporte e visto japonês para o período de duração do intercâmbio, que será de 6 a 12 de novembro deste ano.

As inscrições acontecem até o dia 31 de julho, por meio de formulário eletrônico e envio dos documentos solicitados. Para concorrer é necessário ser cidadão brasileiro; estar regularmente matriculado no penúltimo ou no último semestre de curso técnico integrado ao ensino médio de instituições vinculadas ao Conif; ter idade mínima de 16 anos, no momento da inscrição; apresentar rendimento Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) do Histórico Escolar; apresentar certificação internacional de proficiência em inglês, com nível mínimo B2, ou o caso o estudante não o tenha poderá apresentar declaração de professor de inglês da Rede Federal atestando a proficiência.

A seleção será composta de três fases: análise dos formulários de inscrição e dos certificados de proficiência em inglês; análise das informações curriculares apresentadas no formulário de inscrição e Análise da carta de motivação. O resultado será divulgado no dia 16 de agosto. Acesse o edital