Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conif lança edital para bolsas de estudo no Canadá

Conif lança edital para bolsas de estudo no Canadá

Inscrição vai até o dia 04 de dezembro

publicado: 22/11/2018 12h19, última modificação: 27/11/2018 17h43

edital do Programa de Bolsas de Estudo Canadá-Brasil 2019-2020 (CBSP, sigla em inglês), resultado da parceria entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Colleges and Institutes Canada(CICan, na sigla em inglês), concederá bolsas de estudo para os estudantes da Rede Federal que desejem aperfeiçoar o inglês ou o francês e estudar em colleges canadenses.

Ao todo, são ofertadas cinco bolsas – que incluem o curso de idioma, formação e estágio –, sendo quatro delas para proficiência em inglês e uma para proficiência em francês. O número de bolsas  pode variar, dependendo do interesse dos estudantes e da disponibilidade de programas acadêmicos canadenses.

Além de subsídio mensal e seguro-saúde, a bolsa cobrirá taxas de matrícula, ajuda de custo para compra de materiais de estudo e despesas de viagem (Brasil-Canadá-Brasil). Também está incluso auxílio para o custeio de acomodação.

Requisitos – Para pleitear a bolsa, o candidato deve cumprir os requisitos listados abaixo:

1-        estar regularmente matriculado em uma instituição que integre a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica;

2-        ter completado, no mínimo, dois semestres consecutivos como aluno regular de um curso superior de tecnologia (tecnólogo) em uma instituição da Rede Federal, sem reprovações ou notas incompletas;

3-        ter, no mínimo, um semestre acadêmico a ser concluído após o retorno dos estudos no Canadá;

4-        possuir coeficiente de rendimento maior ou igual a 70%;

5-        apresentar resultados satisfatórios em um dos testes de proficiência em inglês ou em francês.

Inscrições – O formulário de inscrição e demais documentos de apoio devem ser submetidos ao assessor de Relações Internacionais ou representante da instituição designado pelo reitor até, no máximo, 4 de dezembro de 2018.

As inscrições de estudantes mulheres, negros, pardos, indígenas e de baixa renda (renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio) serão incentivadas na seleção, desde que atendam aos critérios de elegibilidade. Contudo, todos aqueles que estejam em conformidade com o edital podem submeter sua inscrição.

CICan – O Colleges and Institutes Canada representa os colleges canadenses que atuam, principalmente, em áreas voltadas à indústria e setores sociais. As instituições estão presentes em três mil comunidades urbanas e rurais em todo o Canadá e reúnem cerca de um milhão e meio de alunos.

Acesse a Chamada Pública n°4/2018

Formulário de inscrição e informações

Termo de compromisso

Termo de liberação de imagem