Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conif inicia processo de seleção de estudantes dos IFs para cursos de Inglês Acadêmico
conteúdo

Notícias

Conif inicia processo de seleção de estudantes dos IFs para cursos de Inglês Acadêmico

Prazo de inscrições vai até o dia 25 de julho

publicado: 12/07/2022 12h38, última modificação: 12/07/2022 12h38

Leonardo Teles - estudante de Jornalismo

O Conselho Nacional dos Institutos Federais (Conif) abriu, nesta segunda-feira (11), o processo para seleção de estudantes dos Institutos Federais para participação em cursos de inglês acadêmico, promovidos pelo Escritório de Regional de Língua Inglesa (RELO Office), da Embaixada dos Estados Unidos da América.

O objetivo é selecionar 180 estudantes de curso superior de graduação, licenciatura ou de tecnologia da Rede Federal para participar de cursos de formação para a docência, ofertados pelo RELO Office. Os temas são: a) Presentation Skills for Academic Purposes (120 vagas); b) Reading for Academic Purposes (40 vagas); e c) Writing for Academic Purposes (20 vagas).

Os cursos serão ofertados gratuitamente, de forma virtual, com carga horária total de 35 horas. Serão oito horas de aulas síncronas (sendo uma hora por semana, em dia e horário a ser definido) e 27 horas de atividades assíncronas.

As atividades serão desenvolvidas 1º de agosto de 2022 e 30 de setembro de 2022. Elas serão realizadas em inglês e conduzidas por professores brasileiros, que serão acompanhados por especialistas estadunidenses. Cada professor brasileiro será responsável por um grupo de até 20 estudantes.

Pré-requisitos

Para concorrer à seleção, é necessário ser estudante de curso superior de graduação, licenciatura ou de tecnologia regularmente matriculado em instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que compõe o Conif; ter a data de conclusão do curso posterior ao segundo semestre letivo de 2022; ter disponibilidade para participar das aulas remotas e cumprir integralmente as atividades propostas no curso, no ambiente virtual; possuir proficiência em inglês a partir de B1, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR, em inglês), ou equivalente e, por último, concordar com termo de consentimento, uso e cessão de informações e imagens.

Sobre as Inscrições

Para o candidato realizar a inscrição, basta preencher o formulário eletrônico e enviar os documentos listados no Edital até o dia 25 de junho.

A seleção será realizada em fase única por meio de sorteio eletrônico. Só poderão participar do sorteio eletrônico candidatos(as) cuja documentação esteja integralmente de acordo com as regras estabelecidas neste pleito.

O resultado do sorteio será divulgado por e-mail aos assessores internacionais de cada instituição e também no site oficial do Conif: http://portal.conif.org.br, até o dia 28 de julho.

Para mais informações, confira o Edital!