Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conif e IBC discutem parceria para capacitação de servidores na área de deficiência visual

por Zoroastro Neto publicado: 14/04/2016 17h40, última modificação: 14/04/2016 18h09

O Programa Capacita Brasil foi apresentado pelo diretor-geral do Instituto Benjamin Constant (IBC), João Ricardo Melo Figueiredo, aos integrantes do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) nessa quarta-feira, 13/4.  Através dele, o IBC pretende promover a formação continuada de professores e técnicos-administrativos em educação (TAEs) no ensino de pessoas cegas e com baixa visão. A formação abrangerá o Braille, o Soroban e o uso de tecnologias assistivas, além de orientações sobre o acolhimento e boas práticas didáticas voltadas a esse público.

A apresentação foi feita durante a 62ª Reunião Ordinária do Conif, realizada em Brasília, de 12 a 14 de abril. Foi a primeira vez que o IBC participou de uma reunião do Conselho. Após o diálogo com os reitores, como encaminhamento, ficou acertada a construção de uma agenda conjunta para a programação das jornadas iniciais de capacitação, a partir das quais será feito o diagnóstico das demandas de cada instituição a ser atendida.

João Ricardo Melo Figueiredo manifestou sua posição crítica sobre a realidade dos deficientes visuais no Brasil, especialmente nas escolas e no mercado de trabalho. “Incluir é dar condições efetivas para que o aluno supere as suas dificuldades e tenha um diploma útil para a sua vida”, enfatizou.

O presidente do Conif e reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Marcelo Bender Machado, ressaltou a importância dos contínuos avanços na inclusão das pessoas com necessidades especiais. “A Rede Federal já tem uma forte trajetória de atuação na inclusão. Respeitando as limitações de cada um, trabalhamos para nossos estudantes tenham acesso real à formação profissional e tecnológica de qualidade. Essa ação com o IBC trará um reforço para que possamos capacitar nossos servidores e aperfeiçoar a produção do material especializado voltado a alunos cegos e com baixa visão”, concluiu.

A primeira instituição da Rede Federal a firmar o convênio com o IBC é o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A jornada de capacitação será no período de 25 a 28 de abril, com a participação de 90 profissionais, professores e TAEs.

Com informações da Assessoria de Comunicação do IBC.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif

registrado em: