Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste acontece em novembro; inscreva-se

Congresso de Pesquisadores Negros do Nordeste acontece em novembro; inscreva-se

por Anny Rochelly publicado: 30/10/2023 13h01, última modificação: 06/11/2023 11h19

O 4º Congresso de Pesquisadores/as Negros/as/es do Nordeste (COPENE/NE) acontecerá pela primeira vez em Maceió, entre os dias 11 a 15 de novembro de 2023, com formato totalmente presencial. A realização é fruto de uma parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

O evento tem como tema central “Duas décadas das ações afirmativas: o legado de Palmares e o futuro das políticas públicas". Para isso, o congresso contará com uma programação distribuída entre o Campus Maceió, no Ifal, e o Campus A.C. Simões, na Ufal, além de fazer parte do evento “Vamos Subir a Serra”, na Praia da Pajuçara, em Maceió.

Estão previstos minicursos, mesas redondas, apresentação de trabalhos em seminários temáticos, lançamento de livros, oficina e uma ampla programação cultural, além da presença de grandes nomes do movimento negro brasileiro, como Kabengele Munanga, Helena Theodoro e Zezito Araujo.

Durante os cinco dias, a estimativa é receber cerca de duas mil pessoas, promovendo momentos de reflexão sobre a importância das políticas de ações afirmativas no Nordeste e avaliar os desafios e avanços de tais políticas para a população negra na região.

Para participar das atividades, podem se inscrever estudantes do ensino médio, graduandos, graduados, pós-graduandos, professores universitários e da educação básica, ativistas de movimentos sociais, pesquisadores independentes e a comunidade em geral. Confira todas as categorias no site oficial do congresso.

Para as inscrições, os interessados podem acessar o site do evento.