Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Congresso de Pesquisadores/as Negros/as do Nordeste acontece pela primeira vez em Maceió

COPENE

Inscrições de propostas de trabalhos e oficinas ocorrem até 28 de agosto
publicado: 15/08/2023 09h59, última modificação: 25/08/2023 11h11

Por Ascom IV COPENE/NE

O 4º Congresso de Pesquisadores/as Negros/as/es do Nordeste (COPENE/NE) acontecerá pela primeira vez em Maceió, entre os dias 11 a 15 de novembro de 2023, com formato totalmente presencial. A realização é fruto de uma parceria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN).

O evento tem como tema central “Duas décadas das ações afirmativas: o legado de Palmares e o futuro das políticas públicas. Para isso, o congresso contará com uma programação distribuída entre o Campus Maceió, no Ifal, e o Campus A.C. Simões, na Ufal, além de fazer parte do evento “Vamos Subir a Serra”, na Praia da Pajuçara, em Maceió.

Estão previstos minicursos, mesas redondas, apresentação de trabalhos em seminários temáticos, lançamento de livros, oficina e uma ampla programação cultural, além da presença de grandes nomes do movimento negro brasileiro, como Kabengele Munanga, Helena Theodoro e Zezito Araujo.

Durante os cinco dias, a estimativa é receber cerca de duas mil pessoas, promovendo momentos de reflexão sobre a importância das políticas de ações afirmativas no Nordeste e avaliar os desafios e avanços de tais políticas para a população negra na região.

Para participar das atividades, podem se inscrever estudantes do ensino médio, graduandos e graduados, professores universitários e da educação básica, ativistas de movimentos sociais, pesquisadores independentes e a comunidade em geral. Confira todas as categorias no site oficial do congresso (https://www.copenenordeste2023.abpn.org.br/ )

SOBRE O COPENE

A partir de 1980, lideranças do movimento negro e alguns pesquisadores começaram a se reunir anualmente em Maceió e em União dos Palmares, no mês de novembro. Em 1981, por exemplo, foi realizado em Maceió o 1° Simpósio Nacional Sobre o Quilombo dos Palmares, em que estiveram presentes grandes nomes como: Abdias Nascimento, Lélia Gonzalez, Januário Garcia, Zezé Mota, Clóvis Moura, Joel Rufino e Hamilton Cardoso.

Os participantes subiram a Serra da Barriga em caravana e muitos seguiram para Pernambuco, onde seria realizada a Missa dos Quilombos, na Praça do Carmo, em Recife, com mais de 8 mil pessoas. Naquela ocasião, estava em discussão o tombamento da Serra da Barriga e a proposta do movimento negro da constituição do Memorial Zumbi como uma pedra fundamental na construção de um Brasil democrático e pluricultural.

Além das reuniões do Memorial Zumbi ao longo dos anos 1980, outros eventos de destaque ocorridos na Ufal reuniram a militância negra brasileira e, em particular, a nordestina.

Acompanhe as atualizações recentes no @IVCOPENE no Instagram e no site oficial do evento.