Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Confira os novos resultados, editais de matrícula e vagas abertas no Processo Seletivo 2022.1 do Ifal

Documentos relativos ao certame são publicados na página de Exames da instituição

por Roberta Rocha publicado: 15/12/2021 21h16, última modificação: 20/12/2021 14h31

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal publicou, nesta quarta-feira (15), resultados finais, listas de suplentes e editais de matrícula da seleção para cursos integrados e subsequentes dos campi Murici e Viçosa. Os documentos mencionados correspondem aos Editais nº 46B e 48B/2021e estão disponíveis no endereço eletrônico exame.ifal.edu.br.

No dia 10 de dezembro, foram divulgadas as lista de aprovados e de suplentes para as vagas ofertadas nos campi Benedito Bentes, Marechal Deodoro, Rio Largo e São Miguel dos Campos. Os editais de matrícula referentes a essas unidades também estão disponíveis na página de Exames do Ifal.

Editais de matrícula são convocatórias destinadas aos estudantes classificados no Processo Seletivo 2022 e apresentam o calendário de matrícula, a documentação exigida e demais instruções para realizar o procedimento. As datas variam conforme a modalidade do curso e a unidade de ensino.

Acesse aqui resultado final, lista de suplentes e editais de matricula de cursos integrados de Murici e Viçosa.

Acesse aqui resultado final, lista de suplentes e edital de matrícula de curso subsequente de Viçosa.

Acesse aqui editais de matrícula de cursos integrados de Benedito Bentes, Marechal, Rio Largo e São Miguel

Após a divulgação desses resultados, restam 1.130 vagas com inscrições abertas em cursos técnicos da instituição. O destaque é para o Campus Coruripe, que iniciou o período de inscrições nesta quarta-feira (15). Saiba mais sobre as oportunidades:

Edital nº 47/2021 - Prazo de inscrições prorrogado até 22 de dezembro. Contempla os cursos EJA de Hospedagem e de Cozinha do Campus Marechal Deodoro (80 vagas).

Edital nº 49/2021 - Prazo de inscrições encerra em 30 de dezembro. Contempla o curso EJA de Artesanato do Campus Maceió (30 vagas).

Edital nº 50/2021 - Prazo de inscrições encerra em 31 de dezembro. Contempla os cursos integrados de Eletrotécnica, Edificações, Informática e Segurança do Trabalho do Campus Palmeira dos Índios (288 vagas) e os cursos integrados de Eletroeletrônica e Informática do Campus Arapiraca (144 vagas).

Edital nº 51/2021 - Prazo de inscrições encerra em 31 de dezembro. Contempla os cursos integrados de Agropecuária, Agroindústria e Agroecologia do Campus Piranhas (180 vagas).

Edital nº 52/2021 - Prazo de inscrições encerra em 31 de dezembro. Contempla o curso subsequente em Segurança do Trabalho do Campus Palmeira dos Índios (40 vagas) e os cursos subsequentes de Eletroeletrônica e Logística do Campus Arapiraca (80 vagas).

Edital nº 53/2021 - Período de inscrições abre em 15 de dezembro e segue até 31 de janeiro. Contempla os cursos integrados de Edificações e Mecânica do Campus Coruripe (144 vagas).

Edital nº 54/2021 - Prazo de inscrições encerra em 31 de janeiro. Contempla os cursos integrados de Agroecologia e Hospedagem do Campus Maragogi (144 vagas).

COMO CONCORRER

Para participar da seleção, basta acessar a página de exames do Ifal e preencher o cadastro, por meio do CPF,  dentro do período de inscrição estipulado. Também é necessário fornecer os documentos estabelecidos no edital.

Os alunos serão selecionados por meio das médias das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática nos editais de cursos integrados. Nos cursos subsequentes, a classificação será obtida através da maior pontuação total (Língua Portuguesa + Matemática). Em ambos os casos, nos Anexos III e IV do respectivo edital, é possível conferir como calcular e registrar as médias no formato requerido pelo pleito.

Para as vagas da EJA, a análise será baseada na faixa etária e na escolaridade dos candidatos inscritos.

O Processo Seletivo 2022 traz vagas de ampla concorrência e vagas para ações afirmativas; sendo 67,22% das vagas de cotas destinadas a candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, 21,91% a candidatos que se autodeclararem de outras etnias e 10,88% a candidatos que se autodeclararem pessoas com deficiência.

Nesta edição do certame, as vagas estão sendo ofertadas em blocos de editais. Os editais das unidades faltantes serão lançados adiante, em conformidade com os calendários acadêmicos de cada campus. Para se manter atualizado sobre as novas oportunidades, é necessário acompanhar na página de Exames, no portal institucional e nas redes sociais do Ifal.