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Confira as experiências exitosas apresentadas no segundo dia do Conac

publicado: 20/08/2016 14h26, última modificação: 20/08/2016 14h30
Exibir carrossel de imagens Resultados do Pibid no Ifal foram apresentados pela coordenadora institucional, Regina Brasileiro

Resultados do Pibid no Ifal foram apresentados pela coordenadora institucional, Regina Brasileiro

Além de palestras e apresentações de trabalhos na V Mostra de Extensão e no IV Encontro de Inovação, Tecnologia e Iniciação Científica (Eitic), a primeira edição do Congresso Acadêmico do Ifal (Conac) foi palco para expor experiências exitosas de diversas unidades do instituto. Na quinta-feira (18), segundo dia do evento, foram apresentados os resultados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do uso do aplicativo Nutrição Total no Campus Maceió e do projeto intitulado “Promovendo trabalho seguro para uma vida com mais segurança”, do Campus São Miguel.

Sobre o Pibid, programa fomentado pela Capes nas instituições que ofertam cursos superiores de licenciatura, a coordenadora Regina Brasileiro destacou que no Ifal ele começou em 2011 com os licenciandos dos cursos de Matemática e Química do Campus Maceió. Em 2012, foi ampliado para os cursos de Letras e Ciências Biológicas e, desde 2014, abrange as licenciaturas ofertadas na modalidade a distância. Atualmente, são 300 estudantes bolsistas, 50 supervisores, 18 coordenadores de áreas e três coordenadores institucionais.

O objetivo do Pibid é promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas. No âmbito do Ifal, o programa está focado no desenvolvimento de metodologias para o ensino nas áreas dos cursos ofertados. “O foco foi definido a partir das demandas dos licenciandos, que sempre afirmavam que a teoria estudada no curso se diferenciava da prática docente”, explicou a coordenadora.

Entre os resultados alcançados, Regina Brasileiro destacou a integração entre o Ifal e as escolas da rede pública, fortalecendo os programas de ensino, pesquisa e extensão do instituto; a aproximação dos licenciados à realidade da profissão de educador, inserindo-os no ambiente escolar; a compreensão das ações dos professores das escolas públicas, possibilitando o repensar da prática docente; e o estímulo para que continuem na carreira docente.

Nutrição Total – O projeto apresentado pelo professor Edson Camilo trata da criação de um aplicativo para dispositivos móveis, que tem permitido a otimização do serviço prestado pelo restaurante do Campus Maceió. “A ferramenta foi desenvolvida por estudantes do curso técnico em Informática e vem facilitando o trabalho da equipe de nutricionistas e da empresa responsável pelo funcionamento do refeitório”, informou o docente.

O aplicativo, também acessível pelo computador, permite que o aluno saiba previamente o cardápio e agende as refeições, sem precisar se deslocar até o Setor de Alimentação e Nutrição Escolar (Sane). “Isso possibilita que o restaurante funcione atendendo diariamente sua capacidade máxima, já que as vagas de agendamentos cancelados podem ser facilmente preenchidas”, explicou Camilo.

Por meio do Nutrição Total, os alunos têm ainda a possibilidade de avaliar a qualidade da comida servida e acessar orientações nutricionais. “O principal impacto desse projeto é na redução das sobras de comida, ou seja, o uso do aplicativo está ajudando no combate ao desperdício de alimentos”, ressaltou o professor.

Segurança do trabalho – A terceira experiência exitosa do dia foi uma iniciativa de extensão do Campus São Miguel, pensada a partir da constatação de que os maiores índices de acidentes de trabalho se concentram na área da construção civil e que, nesse contexto, o Nordeste ocupa o segundo lugar, após a região Sudeste. Coordenado pelo professor Rodolfo Marcelo, o projeto começou a ser executado em maio deste ano, junto aos colaboradores de três construtoras com atuação em Maceió.

“Adotamos como opção de abordagem aos colaboradores os chamados DDS – Diálogos Diários de Segurança”, explicou a aluna bolsista, Juliana Rodrigues, acrescentando que foram realizadas quatro visitas e abordados os seguintes temas: Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); Combate a Incêndio; e NR 18 - norma regulamentadora que trata das condições e do meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Ao todo, o projeto conseguiu alcançar 450 trabalhadores.

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