Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conferência remota marca lançamento das atividades do Pibid e PRP 2022/2024

Conferência remota marca lançamento das atividades do Pibid e PRP 2022/2024

Evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube

publicado: 17/11/2022 14h36, última modificação: 17/11/2022 14h36

Por Mírian Félix (estagiária de jornalismo)*

Foi realizada, na última quarta-feira (16/11), a conferência de abertura para o lançamento das atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP) 2022/2024.  A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal)  promoveu, durante evento, uma palestra com a professora Regina Brasileiro sobre o tema:  “O Pibid e o PRP no processo de formação de professores no Ifal: diálogos no chão da escola”.

Participaram da solenidade, que ocorreu remotamente através do canal Oficial do Ifal no Youtube, o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes de Lacerda; a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa; a assessora da Pró-Reitoria de Ensino, Stella Albuquerque; o chefe do Departamento de Graduação, Márcio Yabe; a coordenadora Institucional do PRP, Aparecida Silva; e o coordenador do Pibid, Fábio dos Santos.

O professor Fábio Santos falou sobre a importância e a abrangência dos programas, que nesta campanha vão atuar nas cinco áreas formativas que contemplam os projetos: Ciências Biológicas, Letras Portugues, Matemática, Física e Química. Fábio ainda mencionou as  cidades onde os projetos serão realizados, que são: Arapiraca, Maceió, Maragogi, Palmeira dos Índios, Piranhas, Santana do Ipanema e São José da Laje.

No total, são 168 cotas de bolsas de iniciação à docência, sendo 7 bolsas de coordenação de área e 21 para os docentes supervisores nas escolas de educação básica; e 225 cotas de bolsa para Residência Pedagógica.

Stella Albuquerque falou sobre a relevância de colaborar com o evento: “Como pedagoga e assessora da Pró-Reitoria de Ensino, é um imenso prazer ver se materializando em nossa instituição mais uma oferta do Pibid e da Residência Pedagógica, uma vez que os dois programas contribuem de maneira pertinente e muito própria e singular na formação dos docentes, dos licenciandos”.

O reitor Carlos Guedes finalizou a cerimônia agradecendo a participação de todos nos programas e afirmando que os dois são políticas públicas necessárias à formação inicial docente. “Esse contato do licenciando com a realidade da escola básica pode ser considerado um dos momentos mais importantes para aquele estudante que pretende ser professor, buscando a aproximação com o mundo acadêmico, com a realidade prática que é vivenciada nas escolas do nosso estado”, ressaltou Carlos Guedes.

Em seguida, Regina Brasileiro pôde palestrar sobre a importância do Pibid e PRP para a formação dos professores para fortalecer as licenciaturas. “Os programas são para fortalecer a formação do professor. A valorização da profissão de professor se inicia durante a formação inicial dentro dos cursos de licenciatura”, afirmou Regina.

O objetivo do Pibid e do PRP é propiciar prática docente aos alunos do Ifal de cursos superiores presenciais e de licenciatura.

O programa tem duração de 18 meses, com encerramento previsto para abril de 2024.

* Sob a supervisão de Bruno Andrade