Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Concurso Nacional Unificado é oportunidade para egressos do Ifal; confira as vagas!

Os editais estão disponíveis e a prova está marcada para o dia 5 de maio
publicado: 11/01/2024 16h27, última modificação: 11/01/2024 16h57
Governo Federal

Elaine Rodrigues e Jhonathan Pino

Aqui vai um alerta para quem terminou ou está finalizando cursos no Instituto Federal de Alagoas (Ifal). O Governo Federal publicou nesta quinta-feira, 11, no Diário Oficial da União, oito editais para o Concurso Público Nacional Unificado. Ao todo são ofertadas 6.640 vagas para servidores, em 21 órgãos públicos federais. E os egressos do Ifal em cursos de graduação e cursos técnicos podem concorrer a, pelo menos, 1198 vagas. Além dessas vagas, há outras centenas para cursos de graduação em qualquer área de formação e vagas que exigem o ensino médio.

As oportunidades são para diversas áreas e estão distribuídas por oito blocos temáticos, com vagas para Engenharia Civil (217 vagas), Engenharia Agronômica (308), Engenharia Elétrica (82), qualquer curso de Engenharia (90), Ciências Exatas (38), Química (12), Tecnologia da Informação (4), Ciências Biológicas, Agrárias e/ou Ambientais (5), Biologia (2), além de cursos intermediários, como técnico agrícola (400 vagas), em Alimentos, Biotecnologia, Química e Agroindústria (40).

De acordo com os editais, é possível concorrer a um posto em mais de um órgão público com uma única inscrição, desde que seja dentro do mesmo eixo temático. A inscrição custa R$ 60 para candidatos que vão concorrer a vagas de nível médio e R$ 90 para quem busca vagas de nível superior. No entanto, há isenção para quem é inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), para alunos ou formados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para doadores de medula óssea.

Os candidatos podem se inscrever a partir do dia 19 de janeiro, até o dia 9 de fevereiro, pela plataforma Gov.br. A prova está marcada para o dia 5 de maio e será aplicada pela Fundação Cesgranrio em 220 cidades de todo o Brasil. Em Alagoas, os candidatos podem fazer as provas em Maceió ou em Arapiraca.

Todas as informações relacionadas às vagas, descrição dos cargos, jornada de trabalho, formação exigida, remuneração, local de exercício e os conteúdos programáticos estão nos editais.

Confira os blocos, áreas de atuação profissional e vagas voltadas para formações ofertadas pelo Ifal:

Edital bloco temático 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharia

Engenharia Civil - Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI (142); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra (51); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI (11); Advocacia-Geral da União – AGU (10); Ministério da Saúde – MS (2); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (1);

Engenharia Agronômica - Advocacia-Geral da União – AGU (2);

Engenharia Elétrica - Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI (73); Advocacia-Geral da União – AGU (4); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA (2); Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA (2); Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (1);

Engenharia - Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI (68); Fundação Nacional dos Povos Indígenas - Funai (20); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI (2);

Engenharias e Ciências Exatas - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI (38).

Edital bloco temático 2 – Tecnologia, Dados e Informação

Tecnologia da Informação - Ministério da Saúde – MS (2); Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC (2).

Edital bloco temático 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas

Engenharia Agronômica - Fundação Nacional dos Povos Indígenas – Funai (31); Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra (159); Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa (116);

Biologia - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2);

Química - Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa (12);

Ciências Biológicas, Agrárias e/ou Ambientais - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI (13); Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – MGI (5).

Edital bloco temático 8 – Nível Intermediário

Técnico Agrícola - Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa (200);

Técnico em BiotecnologiaQuímica, Agroindústria, Alimentos - Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa (40).

Confira os demais editais e mais informações sobre o Concurso Público Nacional Unificado!