Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conac tem beleza negra e empoderamento da mulher em exposição fotográfica

Conac tem beleza negra e empoderamento da mulher em exposição fotográfica

publicado: 28/09/2018 11h01, última modificação: 28/09/2018 11h02

A manifestação da fé do negro, a beleza dessa raça e as conquistas desse povo viraram tema da exposição dos alunos de extensão do curso de introdução à fotografia e empoderamento étnico. As imagens foram expostas, nesta quinta-feira, 27, no Congresso Acadêmico do Instituto Federal de Alagoas, em Maceió. O evento reúne todos os campi da instituição de ensino.

Entre as 12 fotos selecionadas para a mostra estavam retratados momentos de empoderamento da mulher negra. Cenas de celebração religiosa, mulheres flagradas dançando e exibindo penteados que demonstram o poder da pessoa negra fazem parte de algumas das imagens captadas desde abril deste ano pelos estudantes. “Essas fotos foram feitas para enfatizar beleza, cor, pele e religião da pessoa negra. Foram feitas só com uso dos celulares, nada de câmera profissional”, explicou a estudante Yasmin Cunha Carvalho, que faz parte do projeto.

Além das cenas de mulheres negras, em diferentes momentos da vida, a exposição dedica um espaço às imagens que evidenciam os cabelos negros em penteados diversos.

Para a professora Divanir Maria de Lima, as imagens levam à reflexão do espaço a ser conquista pela mulher negra na sociedade. Ela acredita que ações como essas a ajudam as pessoas a entenderem que os negros precisam de outras conquistas no Brasil. “Temos muito chão, se pensarmos na mulher negra na sociedade brasileira. O simples fato de você ser mulher já demonstra a necessidade de você lutar para ser respeitada. Se for mulher negra, já marca um lugar do nada em que você é resquício da sociedade e não queremos isso”, declarou.

registrado em: ,