Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conac começa com discussão de temas estratégicos e apresentação de experiências exitosas do Ifal

publicado: 18/08/2016 15h16, última modificação: 19/08/2016 21h59
Exibir carrossel de imagens Professor Sidinei Cruz Sobrinho veio do Instituto Federal Farroupilha

Professor Sidinei Cruz Sobrinho veio do Instituto Federal Farroupilha

A programação do primeiro dia do Congresso Acadêmico do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, que ocorre no Campus Palmeira dos Índios, de 17 a 19 de setembro, levou aos participantes do evento a discussão de temas considerados estratégicos para a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, bem como o acesso a experiências institucionais exitosas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Foi assim que o público tomou conhecimento de um empreendimento pioneiro do Campus Marechal Deodoro, responsável por evitar que mais de uma tonelada de óleo, usado em frituras por barracas da orla da Praia do Francês, fosse descartado de forma inadequada.

As alunas do curso superior em Gestão Ambiental,  Joseneide de Oliveira e Josenir Santos, por meio de projeto de extensão, fazem a coleta do óleo de sete estabelecimentos comerciais, armazenam em associações comunitárias de Marechal Deodoro e o reutilizam para fabricar sabão líquido e em barra. "No processo de produção, a gente acaba sensibilizando e capacitando essas comunidades. Sem contar que, depois de pronto, o sabão é entregue aos negociantes que cederam o óleo, para ser usado na limpeza dos próprios restaurantes. Assim, eles se sentem ainda mais estimulados a minimizar os impactos ambientais na região", explicou Josineide, em sua apresentação.

Outro projeto reconhecido como experiência exitosa e exposto durante o primeiro dia do Conac 2016 foi o aplicativo DOE+, uma ferramenta para agendamento de doações de sangue e acompanhamento de campanhas da hemorrede pública.

Desenvolvida por estudantes de Sistemas de Informação do Campus Maceió, com a orientação do professor Marcílio Ferreira, a tecnologia também permite ao usuário verificar o posto de coleta mais próximo da sua residência. "O aplicativo já está disponível na loja virtual do Google Play. Fechamos acordo de cooperação técnica com o governo estadual e estamos incorporando novas funcionalidades. Tudo para facilitar e incentivar a doação voluntária de sangue", acrescentou o docente.

Na área de ensino, o caso de sucesso apresentado foi a experiência de intercâmbio de professores dos campi Maceió, Marechal Deodoro e Palmeira dos Índios na Finlândia, através do Programa Professores para o Futuro. Marcelo Assis, Michely Libos, Victor Sgarbi e Sheyla Marques falaram como a capacitação no exterior trouxe resultados positivos para o instituto e para o processo de aprendizagem em suas respectivas unidades de ensino.

As contribuições dos docentes vão desde a realização de atividades de divulgação científica à oferta de capacitação para outros professores do Ifal acerca das principais tecnologias educacionais utilizadas no país europeu. "Uma das discussões que estamos trazendo é a da flexibilização da estrutura curricular, que dá autonomia ao aluno de escolher o que ele quer aprender. É uma proposta empregada na Finlândia à qual se atribui, inclusive, os baixos índices de evasão escolar", comentou Michely Libos.

Primeiras palestras

Temas de interesse de gestores, docentes e técnicos administrativos do Ifal estão compondo a grade de palestras do Conac 2016. De acordo com o chefe do Departamento de Comunicação institucional, Zoroastro Neto, envolvido na organização do evento, a escolha dos assuntos se deu levando em conta discussões consideradas estratégicas para os institutos federais. "São tópicos que serão tratados na próxima Reunião Anual de Dirigentes da Rede Federal (Reditec), então achamos importante já iniciar aqui essas conversas para ir amadurecendo as ideias e avançar nos debates seguintes", relatou.

Na conferência de abertura, o professor Sidinei Cruz Sobrinho abordou a temática "Ensino, Pesquisa e Extensão: articulando estratégias para inclusão e inovação", onde apontou a indissociabilidade entre os três eixos constituintes dos IF's. Para ele, os conhecimentos adquiridos no ensino devem resultar em reflexão crítica que se concretize na vida prática, por meio da pesquisa, e refletir em ação social comprometida com a sociedade.

Já o foco da reitora do Instituto Federal Catarinense, Sônia Regina de Sousa, em sua palestra, foram os desafios da carreira docente nos institutos federais. A oradora falou da importância de se pensar o processo de profissionalização do professor envolvendo as questões pedagógicas que, segundo ela, fazem parte da atividade docente. "Assim o professor estará apto a, mais que  transmitir conteúdos, problematizar o conhecimento e seus impactos sociais, políticos etc", declarou.

A agenda de palestras do Conac segue nesta quinta-feira, 18, com abordagens sobre curricularização e EAD.

Notícia relacionada: Projeto do Ifal ja evitou descarte irregular de 1 tonelada de óleo na praia do Francês.

registrado em: , ,