Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conac 2018: Usina Ciência desperta a curiosidade do público através de experimentos

Experiências nas áreas da Química, Física e Biologia foram demonstradas para os participantes

publicado: 28/09/2018 10h53, última modificação: 01/10/2018 11h33

Monique de Sá e Bartolomeu Honorato - jornalistas

Os participantes da 3ª edição do Congresso Acadêmico do Ifal (Conac) tiveram uma aula show na área das Ciências: Química, Física e Biologia. A atividade foi realizada na manhã desta quinta-feira, 27, por estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), bolsistas do projeto de extensão “Usina Ciência”. O convite partiu do próprio Instituto e a ação trouxe uma série de apresentações de experimentos educativos e científicos.

Atualmente o projeto é coordenado pelo professor da Ufal, Reinaldo Rodrigues, tendo ações educativas e de divulgação científica voltadas à organização e à realização de palestras, mostras, shows de Química e de Física, além de outras atividades. Segundo a bolsista, aluna do curso de Licenciatura em Química, Josenice dos Santos, o objetivo principal do “Usina Ciência” é mostrar na prática conteúdos aprendidos em sala de aula.

“O Instituto é privilegiado pois tem o curso de Química e logo possui laboratórios, mas a gente sabe que há escolas tanto públicas quanto privadas que não possuem. Assim partimos do conceito de que o que eles veem em sala, nós mostramos através de experimentos”, diz a bolsista.Josenice e Israel são bolsistas de Química do projeto Usina Ciências.jpg

Química é show

Reação química e choque entre moléculas estão entre as experiências trazidas para demonstração. “Além destas, mostraremos o processo de decomposição da água oxigenada, o pó mágico, a queima do dinheiro (explicando o conceito de evaporação), densidade (exemplificando a questão da mistura homogênea e heterogênea), além do equilíbrio químico. Enfim, será uma contextualização para associação na prática e que eles não fiquem apenas com aquele assunto na imaginação”, explica Josenice.

Biologia é vida

Quem compareceu ao espaço dedicado à Biologia, no Espaço Ciência Show, conferiu um pouco da das ações do vírus nos organismos, órgãos e funções do corpo humano e as consequências que poluição ambiental traz para vida marinha. Por volta das 10h, o local abriu suas portas para receber estudantes dos campi do Ifal e ensiná-los Biologia com aulas teóricas e exposição de materiais.

“Eles gostam de toda parte da apresentação, mas eles se empolgam mesmo é com a parte da microbiologia, exibição dos tecidos do corpo humano e manuseio das lâminas e microscópio”, explicou Wesley Alcantara Pires, monitor da Usina Ciências. Um dos momentos mais aguardados, é  quando amostras de saliva são retiradas de algumas pessoas do púbico e em seguida examinadas no microscópio pelos próprios estudantes.

Danilo, bolsista da Usina, mostra a luz incandescente.jpgDespertando a curiosidade na Física

O espaço da Física foi preenchido por aparelhos e testes práticos famosos, como o gerador de Van de Graaff, responsável por aquele famoso arrepio dos fios de cabelo. Ilusões óticas com retroprojetor e lâmpada de plasma também fizeram parte da programação para mostra.

Danilo Ferreira, do 8º período de Física da Ufal, ressalta que as ações do projeto têm como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental ao nível superior. “Claro que preparamos uma atividade específica para cada grupo de alunos. O nosso intuito é difundir o ensino da Física, Química e Biologia no estado de Alagoas, percorrendo municípios, onde as pessoas não teriam acesso a essas informações”, conclui.

registrado em: ,