Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade do Ifal debate programa Future-se em audiência pública no Campus Maceió

publicado: 19/11/2019 13h34, última modificação: 22/11/2019 09h45

O debate sobre o programa Future-se foi o foco de audiência pública no Ifal Maceió nesta terça-feira, 19, no auditório Oscar Sátyro. A comunidade acadêmica esteve presente, atendendo ao chamado e à mobilização feita em conjunto pela Reitoria e pelo Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional do Estado de Alagoas, o Sintietfal.

Participaram da audiência o reitor do Ifal, Carlos Guedes, o diretor do Ifal Maceió, Damião Augusto, a presidente do Sintietfal, Sílvia Regina Mota, e o chefe do Departamento de Graduação do Ifal, Márcio Yabe.

Segundo o Ministério da Educação, o objetivo do programa Future-se é dar mais autonomia financeira para as Universidades e Institutos Federais, fomentando o empreendedorismo e a inovação e captando recursos privados. Isso se daria através de contratos de gestão da União e das Instituições Federais de Ensino Superior com Organizações Sociais (OS) que possuam atividades “ligadas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à cultura e que estejam relacionadas às finalidades do programa”. O programa é de adesão voluntária, ou seja, só as Universidades e Institutos Federais que demonstrarem interesse em participar do Future-se estarão inclusas.

O chefe do Departamento de Graduação do Ifal Márcio Yabe apresentou dados sobre a proposta, destacando a intenção de injetar recursos privados na educação. Logo depois, a presidente do Sintietfal, Sílvia Regina, abordou aspectos legais e os impactos da medida sobre a educação. A professora enfatizou, também, que é preciso refletir e compreender o atual contexto sócio-econômico-político brasileiro para perceber os impactos do programa.

A partir de então, o debate foi aberto à comunidade. O representante da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico - Fenet José Palheta Júnior, mobilizou os estudantes para conhecerem e refletirem sobre o Future-se, que também será debatido de 29 de novembro a 1º de dezembro no Encontro Nordeste dos Estudantes em Ensino Técnico, no Ifal Campus Satuba.

É intuito do Ifal promover audiências até que o programa de fato torne-se um projeto de lei. Segundo o reitor do Instituto, Carlos Guedes, o Future-se foi apresentado em uma reunião realizada em Brasília em julho deste ano para reitores das universidades e institutos federais. Depois disso foi aberta uma consulta pública e um novo projeto foi apresentado em uma videoconferência do Ministério da Educação com dirigentes dos Institutos Federais. Durante o debate, foi informado que a nova proposta iria a consulta pública antes de ser encaminhada ao Congresso Nacional, o que ainda não ocorreu.

Continuaremos em debate, em discussão. Realizaremos outras audiências, para fomentar a discussão, para que ela chegue em cada campus da nossa instituição. Para que depois possa ser discutido pelo Colégio de Dirigente e então ser avaliado pelo Conselho Superior, que vai definir a nossa adesão ou não a esse programa”, finalizou o reitor.

registrado em: , ,