Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade acadêmica realiza lives voltadas à representatividade feminina

Comunidade acadêmica realiza lives voltadas à representatividade feminina

Atividades fazem parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher, neste 8 de março

por Jhonathan Pino publicado: 08/03/2021 11h32, última modificação: 08/03/2021 11h40

Servidores e alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) iniciam nesta segunda-feira, 8, diversas iniciativas voltadas a debater os papéis exercido pela mulher na sociedade. As atividades fazem parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher e trazem para a comunidade acadêmica profissionais e docentes das Ciências Humanas, Contabilidade, Biologia e Saúde para conversarem sobre questões relacionadas ao gênero e o seu impacto sobre o mercado de trabalho, na sala de aula, no enfrentamento à violência, além de cuidados pertinentes à saúde feminina.

Violência Contra mulheres

Palestras do Campus Arapiraca acontecem nesta segunda-feira, 8, a partir das 18h30.jpg

No Campus Arapiraca, o Departamento de Ensino, junto aos Setores de Saúde e Assistência Estudantil realizam nesta segunda-feira, a partir das 18h30, as palestras "Discutindo as raízes ideológicas da violência contra mulheres" com a professora de Filosofia da unidade, Ellen Mayanne, e a convidada do Campus São Miguel, Maryana Tavares. Logo em seguida, a enfermeira Thayná Samilla e a professora de Biologia Maria José conversam sobre o "Ciclo menstrual: como reconhecer suas principais alterações". As atividades serão transmitidas pelo @ifalcampusarapiraca.

Mulheres na área contábil

“Mulheres na contabilidade: falas e representatividade” é o nome do ciclo de conversas que reunirá profissionais para discutir as facetas da atuação feminina na área contábil. As conversas serão realizadas pelo perfil do Instagram @abelhacontábil e acontecerão entre os dias 8 e 12 de março sempre a no período da noite.

Entre as convidadas está a professora Marcly Amorim, que nesta segunda-feira, 8, a partir das 19h,  irá conversar sobre a “Trajetória e Memórias de uma Mulher contadora; na terça-feira, 9, às 20h, a contadora Danuza Nascimento Brito lembra a sua trajetória em “Da UEFS [Universidade Estadual de Feira de Santana] para o Tribunal de Contas: inspiração jovem feminina”.Trajetória e Memórias de uma Mulher Contadora.jpg

Na quarta-feira, 10, a partir das 20h a professora Silvia Casa Nova traz para o debate “Dores não faladas da Mulher conta(dor)a”; no dia seguinte, 11, no mesmo horário, a docente Sandra Maria Silva debate “Mulher e (Mérito)cracia na Contabilidade.

As atividades fazem parte do Projeto Abelha Contábil, organizado pelo professor do Campus Maceió, Daniel Pereira, que desde setembro utiliza o Instagram para promover debates sobre Contabilidade e sua atuação, seja como profissional ou acadêmico na área.

“As falas e representatividades foram pensadas de modo que se tratassem assuntos que não são discutidos dentro da sala de aula ou mesmo nos espaços de trabalho. Elas, em pequena amostra, trazem possibilidades de mulheres perceberem que dentro da universidade, e em especial num curso como a Contabilidade, elas podem sim orientar suas vidas profissionais como quiserem. Começaremos de hoje até o dia 12. O feminino é uma das armas que temos para ver o sistema ultrapassado de sociedade alimentada pelo patriarcado”, comenta Daniel.

“O que querem as mulheres?”WhatsApp Image 2021-03-08 at 10.13.09 (1).jpeg

No dia 12, a Coordenação de Saúde do Servidor do Ifal reúne a professora de Sociologia do Campus Viçosa, Beatriz Medeiros, a professora de Psicologia do Campus Marechal Deodoro, Socorro Santos e a psicóloga do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) e do Campus São Miguel dos Campus, Paulete Constantino, para debaterem sobre “O que querem as mulheres?”. A atividade acontecerá na tarde desta sexta-feira, às 15h, por meio do endereço meet.google.com/khi-bpek-fet.