Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade acadêmica de São Miguel recebe projeto Reitoria no Campus
conteúdo

Notícias

Comunidade acadêmica de São Miguel recebe projeto Reitoria no Campus

Reitor e equipe sistêmica de gestores acompanham demandas da unidade
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 16/07/2025 14h00, última modificação: 16/07/2025 14h52

A comunidade do Campus São Miguel dos Campos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) acolheu, nesta quarta-feira (15), mais uma edição do projeto Reitoria no Campus. Na ocasião, uma comitiva de gestoras/es de diversas áreas do Ifal puderam apresentar diversas ações desenvolvidas e dialogar com estudantes, docentes e técnicas/os da unidade sobre as oportunidades e desafios do Campus São Miguel.

Reitor Carlos Guedes conversa com a comunidade acadêmica de São MiguelPara a diretoria-geral substituta, Lucielma Semião, a Reitoria no Campus é uma oportunidade de diálogo da comunidade acadêmica com o reitor e a equipe sistêmica para tratar as demandas e ações necessárias no campus com o apoio da Reitoria. Após apresentar toda a equipe sistêmica,  o reitor do Ifal, Carlos Guedes ficou à disposição para ouvir as principais necessidades do campus.

Comunidade de São Miguel acompanha explanação dos gestoresParticiparam da atividade todas as representações de turma que puderam apresentar suas demandas. Ao todo, participaram 10 representantes. Entre elas estavam as estudantes do curso de Informática, Eduarda Neves e Emily Gomes. "Nosso pedido é para implantar a alimentação escolar e realizar o pagamento das bolsas", resumiu uma das estudantes.

Professor de Física, Fabiano Rodrigues, abriu os debates com o pedido de concurso para suprir as carências docentes e técnicos administrativos. "O campus cresceu e estamos sentindo a necessidade do corpo de pessoal acompanhar o crescimento". Ainda segundo o docente, o plano é verticalizar com graduação e especialização,  mas a carga horária e o número se servidoras/es estão no limite. O pleito quanto a código de vaga foi endossado pela equipe docente do campus.

Reitor Carlos Guedes conversa com a comunidade acadêmica de São MiguelQuanto aos encaminhamentos das principais demandas expostas, foi indicado que há uma comissão estudando quais áreas serão contempladas com os códigos de vagas que serão disponibilizados para o Ifal. "A ideia é que a gente priorize essa necessidade de São Miguel", reforçou o reitor. Quanto à alimentação escolar, este tema se apresenta como pauta prioritária. Atualmente, a Rede Federal tem feito uma articulação junto ao parlamento para ajustar a legislação que possa ampliar o repasse de recursos para os Institutos Federais. São 412 auxílios alimentação oferecidos no campus São Miguel.

No tocante às bolsas, foi contextualizada a situação orçamentária e financeira que contingenciou os recursos até abril deste ano, mas já houve a regularização do pagamento e dos repasses para o campus. As outras demandas operacionais foram alinhadas e serão sanadas gradualmente.