Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitiva do Ifal marca presença na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
conteúdo

Notícias

Comitiva do Ifal marca presença na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Ministro da Educação conhece robô lampião em visita ao estande do Ifal

publicado: 23/09/2021 16h47, última modificação: 23/09/2021 16h54

Por Camilla Bibiano – estagiária de jornalismo

Nesta quinta-feira (23) teve início a Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, organizada pelo Ministério de Educação na cidade de Brasília, em homenagem ao dia que marca o início das primeiras escolas técnicas do Brasil, precursoras do que hoje são os institutos federais. O evento conta com a participação de diversas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica, incluindo o Instituto Federal de Alagoas - Ifal.  

Ministro visita estande do Ifal.jpegCom a presença de autoridades e do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, as solenidades promovidas pelo MEC seguem até o sábado (25) e marcam os 112 anos do ensino profissional no país. Serão lançados 14 projetos do governo federal no âmbito do programa Novos Caminhos, focados em inovação e empreendedorismo. 

Comitiva alagoana - O Ifal conta com um estande no evento e durante os três dias de exposição apresentará nove projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, com representação de professores e estudantes dos campi de Palmeira dos Índios, Satuba e Maceió. 

Um dos projetos, a luminária robô lampião, artefato que utiliza radiação ultravioleta para auxiliar no combate do coronavírus, foi apresentada ao ministro da educação, que visitou pessoalmente o estande do Ifal após a abertura oficial do evento. 

A comitiva do Ifal segue em Brasília contando com a presença do reitor Carlos Guedes e da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), Eunice Palmeira, até o dia 25 de setembro. Dos projetos participantes da exposição nacional, seis marcaram presença de forma presencial e três serão conhecidos de forma remota, por meio de vídeos exibidos no local. 

O evento pode ser acompanhado através do Canal do MEC no Youtube