Notícias
Comitiva do Ifal é recebida em encontro no Consulado Geral dos Estados Unidos
Uma comitiva do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi recebida, na manhã da última terça-feira (28/02), por representantes da diplomacia americana no Consulado Geral dos Estados Unidos, em Recife, Pernambuco. O encontro é fruto da aproximação recente do Ifal com a Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil e visa identificar oportunidades para o desenvolvimento de ações conjuntas.
Participaram do encontro o reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira, e a coordenadora de Relações Institucionais, Carolina Duarte. Eles foram recebidos pela cônsul geral dos Estados Unidos no Brasil, Jessica Simon, pelo cônsul de Diplomacia Pública, Jeffrey Lodermeier, e pelo especialista em Diplomacia Pública, Stuart Alan Beechler.
O início do encontro foi marcado por uma apresentação institucional do Ifal aos representantes da diplomacia norte-americana. Ao longo da visita, foram discutidas pautas como a ampliação de oportunidades ofertadas para estudantes do Ifal, bem como o compromisso do Instituto em fortalecer a divulgação e disseminação das ações do Consulado na área da educação.
Durante a visita, os representantes do Ifal aproveitaram para agradecer pela vaga ofertada ao Instituto no Programa Study of the U.S. Institutes (SUSIs) for Student Leaders. Por meio dessa iniciativa, o estudante Ives Quandt, do Campus Palmeira dos Índios, foi contemplado com intercâmbio de 1 mês nos Estados Unidos. O discente acaba de regressar da experiência internacional, que foi custeada integralmente pelo governo americano.
Por fim, foi discutida a possibilidade de implantação no Ifal, ainda em 2023, de um centro EducationUSA, iniciativa do Departamento de Estado Americano para auxiliar pessoas que desejam realizar intercâmbio nos Estados Unidos. Os centros EducationUSA têm a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior no país. Saiba mais em: (https://educationusa.org.br/)