Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitiva do Ifal conhece experiência de ensino de universidades finlandesas

Comitiva do Ifal conhece experiência de ensino de universidades finlandesas

Reitor e pró-reitor de Ensino participam de missão brasileira no país do norte europeu

por Gerônimo Vicente publicado: 22/09/2015 10h28, última modificação: 22/09/2015 18h34
Exibir carrossel de imagens Representantes de todos os institutos durante visita a Finlândia

Representantes de todos os institutos durante visita a Finlândia

Os representantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), que participam da missão internacional a Portugal e Finlândia visitaram, na manhã desta terça-feira (22),  a  HAMK – Universidade de Ciências Aplicadas da cidade de Hämeenlina, na Finlândia, no segundo dia de intercâmbio acadêmico no país do norte europeu. O reitor Sérgio Teixeira, o pró-reitor de Ensino, Luiz Henrique Lemos e a coordenadora de Relações Internacionais do Ifal, Magda Zanotto integram uma comitiva de gestores da rede federal de educação profissional, tecnológica e científica,  da qual participam os reitores e dirigentes dos institutos federais do Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro, Instituto Federal Catarinense, Sergipe, Amazonas, Mato Grosso, Sul-Rio-grandense, Goiás e Instituto Federal Goiano.

Nesta terça-feira (22), a programação previa a participação em um workshop intitulado ‘Learning by Doing” (Aprendendo a fazer) com participação de alunos e professores finlandeses. O objetivo é criar sinergias entre os dois países. No período da tarde, empresas finlandesas que atuam nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e desenvolvimento e que mantêm parcerias com a HAMK, são visitadas pela missão brasileira.

O contato com professores, alunos e autoridades finlandesas teve início na segunda-feira (21), em Helsinque, capital do país, depois que os brasileiros foram recepcionados por representantes do Ministério da Educação e Cultura, pelo embaixador brasileiro, Antônio Francisco Da Costa e Silva Neto e gestores das universidades que são visitadas.

A Finlândia, durante muitos anos,  liderou o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), ranking que mede o desempenho de estudantes de 15 anos em 65 países. O Brasil já possui várias parcerias com as instituições de ensino finlandesas, uma delas, por meio do programa professores para o Futuro.

A professora Magda Zanotto relatou que, no primeiro dia, houve um seminário sobre a Excelência em Ensino e Pesquisa Aplicada que envolveu representantes dos dois países.

Portugal

Antes da Finlândia, a missão do Brasil   visitou o Instituto Politécnico da cidade de Porto, em Portugal e visitaram a Porto Design Factory, o Instituto Superior de Engenharia, a Escola Superior de Educação, o Instituto Superior de Contabilidade e Administração e a Escola Superior de Música e Artes.

registrado em: ,