Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitiva do Ifal apresenta trabalhos em Encontro Nacional das Licenciaturas
conteúdo

Notícias

Comitiva do Ifal apresenta trabalhos em Encontro Nacional das Licenciaturas

Docente do Campus Maceió torna-se representante de Alagoas em Fórum de Coordenadores Institucionais
publicado: 15/12/2025 10h48, última modificação: 15/12/2025 10h51

Uma comitiva do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), constituída por professores e de estudantes integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), marcou presença no 10º Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic) e do 9º Seminário Nacional do Pibid, evento integrado realizado na Universidade de Brasília (UnB), entre os dias 7 e 10 de dezembro. Considerado o mais importante encontro do país, na área, este ano ele reuniu mais de 4 mil trabalhos, entre as modalidades presencial e on-line.

Ao longo dos quatro dias de programação, a delegação do Ifal, composta por professores e alunos de cursos de licenciatura nos campi Maceió, Marechal e Piranhas, além da chefe de Departamento de Ensino Superior, do Campus Maceió, Christianne Agra, contribuiu com discussões em palestras, mesas redondas, oficinas, minicursos, rodas de conversa e mediações de apresentações de comunicações orais on-line.Docentes dos campi Maceió, Marechal Deodoror e Piranhas compuseram a comitiva do Ifal no evento.jpg

“Com a temática focada em "Memórias e Resistências: o que mais queremos como política de formação e valorização docente?", o Enalic se consolidou como um espaço de luta e de resistência em defesa das políticas educacionais. Com essa participação, por meio de apresentações de trabalhos e de coordenações de sessões de comunicação, a participação do Ifal reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento da formação inicial de professores/as no país, sendo um ponto central para a qualificação e a valorização da profissão docente”, pontuou o coordenador institucional do Pibid/Ifal, Ricardo Cavalcanti.Coordenador Institucional do Pibid no Ifal, Ricardo Jorge, participou de chapa eleita para presidir Fórum de coodenadores do Pibid em Alagoas.png

Para o professor, o destaque da participação do Ifal deu-se no Seminário Nacional do Pibid. “Inserido no contexto do Enalic, proporcionou um palco privilegiado para que os licenciandos/as e coordenadores/as do Ifal pudessem compartilhar as práticas pedagógicas inovadoras e as reflexões desenvolvidas nos campi alagoanos, demonstrando o sucesso da iniciação à docência como ferramenta de aprimoramento profissional”, completou Ricardo.

O evento também foi pautado por discussões acadêmicas voltadas à formação docente, como o Fórum de Coordenadores Institucionais do Pibid (ForPibid). Na oportunidade, o professor Ricardo integrou a chapa vencedora da eleição para a presidência do colegiado, para o biênio 2025-2027. Com isso, o docente passa a representar as instituições de Ensino Superior alagoanas no Fórum.

Evento contou com 60 trabalhos aprovados do Ifal

Com 13 meses de atuação o Pibid no Ifal, a instituição já conta com 478 agentes, distribuídos entre coordenadores supervisores e bolsistas de iniciação à docência. Parte deles estavam em Brasília. Além do professor Ricardo, compuseram a comitiva do Ifal os coordenadores/as de área do Pibid/Ifal: Antonio Albuquerque (Interdisciplinar – Maceió), Eduardo Lima (Química), Fábio Santos (Coordenador de Gestão), Niedja Balbino (Letras), Simone Varela (Pedagogia) e Robenilson Santos (Interdisciplinar – Piranhas).Estudantes Mariza Monteiro e Gislayne dos Santos foram orientadas pelo professor Robenilson Santos, no Campus Piranhas.png

Entre os estudantes, estavam Mariza Monteiro e Gislayne dos Santos, do Campus Piranhas, que fizeram suas apresentações na modalidade comunicação oral, orientadas pelo professor Robenilson Santos, além da estudante Vanessa Costa, do Campus Maceió, orientada pela professora Jordana Rangely e coordenada pelo professor Antonio Albuquerque.

Para o professor Ricardo Cavalcanti, essa participação no 10ª Enalic reafirma o compromisso institucional com a formação inicial e continuada de professores/as.

“O Ifal, com cerca de 60 trabalhos aprovados e apresentados, em sua maioria, de forma on-line, ao tempo em que se compromete com a socialização das experiências nas escolas parceiras do Pibid/Ifal, mostra-se receptivo aos diálogos com outras IES, de modo que, a partir dos relatos dos/as estudantes em vista dos trabalhos apresentados, se mostraram significativos para reafirmar o nosso lugar nas pautas educacionais, a exemplo do PNE [Plano Nacional de Educação] e de todas as políticas educacionais que envolvem a formação docente. O Pibid, duplamente, alinha-se também aos propósitos de garantir que o acesso à educação seja um direito humano universal a todos/as em vista das escolas parcerias onde está inserido”, destaca o coordenador institucional”, declarou o professor.

Para o professor, a experiência em Brasília, é avaliada como extremamente significativa. “Na medida em que possibilitou um contato com um ambiente de reflexão sobre as políticas públicas na conjuntura atual, e futura, das licenciaturas no Brasil, fazendo com que o Ifal, uma das instituições representantes de  Alagoas, pudesse vislumbrar novas perspectivas e tivesse o seu objetivo renovado no que tange à sua missão de formação de educadores/as por meio de um Programa da magnitude e da importância do Pibid”, ressalta Ricardo Jorge.