Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê de Ética em Pesquisa do Ifal suspende atividades durante a greve dos servidores

Nota informa comunidade acadêmica sobre a suspensão das atividades
por Elaine Rodrigues publicado: 15/04/2024 16h08, última modificação: 15/04/2024 16h08

Os integrantes do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) decidiram suspender a recepção de protocolos de pesquisa para apreciação ética durante a greve nacional dos servidores das instituições federais de ensino. De acordo com a nota emitida pelo colegiado, apenas serão apreciados os protocolos ingressados até o dia 11 de abril.

Confira a nota completa:

O Colegiado do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (CEPSH) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal),  considerando a deflagração da greve no âmbito do Ifal, além do reduzido número de membros que atualmente compõem este Comitê, resolve que o CEPSH:

1. Suspenderá, a partir de 11/04/2024, a recepção de protocolos de pesquisa para apreciação ética, pelo tempo que perdurar a greve ou até decisão em contrário do Colegiado.

2. Continuará realizando a apreciação ética dos protocolos de pesquisa que até o dia 11/04/2024 foram recepcionados/validados documentalmente.

Faz-se necessários informar que, em relação aos projetos de caráter acadêmico, como TCC, mestrado e doutorado, conforme OFÍCIO CIRCULAR No 10/2024/CONEP/SECNS/DGIP/SE/MS, de 09 de abril de 2024, a instituição deverá adequar devidamente os prazos finais dos alunos, de acordo com a situação de cada um, caso haja atraso na avaliação ética pelo CEP institucional, garantindo que não haja prejuízo à qualidade da análise ética e risco aos participantes de pesquisas.

Os protocolos de pesquisa oriundos do Ifal, ou seja, tendo como instituição proponente o Ifal, que forem submetidos à Plataforma Brasil, após 11/04/2024, poderão ser encaminhados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para outro Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), disponível para realizar a recepção e apreciação ética.

Atenciosamente,

Comitê de Ética em Pesquisa  envolvendo Seres Humanos - CEPSH/IFAL