Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos entra em atividade no Ifal
conteúdo

Notícias

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos entra em atividade no Ifal

publicado: 18/03/2019 11h44, última modificação: 18/03/2019 14h38

Uma reunião realizada na última quinta-feira, 14, marcou o início das atividades do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) do Instituto Federal de Alagoas - Ifal. Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da instituição, o encontro reuniu titulares e suplentes do órgão colegiado para alinhar as ações do grupo.

Na ocasião, a trajetória da concepção do Comitê foi retomada na fala da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Eunice Palmeira, que defendeu o diálogo franco, respeitoso e colaborativo como tônica da atuação do CEPSH. "A gente está em um momento de construção. Esse comitê nos coloca em um patamar privilegiado, de ver a pesquisa de uma outra forma, de uma nova perspectiva", apontou a gestora. 

A pauta do encontro contemplou ainda a assinatura dos termos de sigilo profissional e de não existência de conflitos de interesses pelos membros do Comitê, além da eleição da coordenação do órgão, para mandato de três anos. Assumiram a coordenação e a vice-coordenação do Comitê, mediante votação entre os presentes, a assistente social Danielly Spósito e o professor Gilson Oliveira, respectivamente.

Conforme a secretária do CEPSH, Cristiane Francisco, o Comitê vai atender a demanda de projetos cadastrados na Plataforma Brasil, sistema eletrônico criado pelo Governo Federal para sistematizar os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos recebidos por comitês de ética em todo o país. "A partir daí, os titulares do Comitê do Ifal, de acordo com a área, serão convocados a dar o parecer se o projeto está apto ou não dentro das exigências estabelecidas. Tudo isso para garantir que a pesquisa seja feita sem ferir a integridade nem causar nenhum dano às pessoas envolvidas, respaldado em critérios éticos", explicou. 

As reuniões do CEPSH serão quinzenais e a próxima está agendada para o dia 29 de março. O grupo receberá treinamento do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa, mas ainda não há data definida para a realização.

Sobre o CEPSH

O Comitê teve seu regimento instituído em novembro de 2018, por resolução do Conselho Superior do Ifal, com o objetivo de zelar pela ética, pela integridade e pela dignidade os envolvidos em projetos de pesquisa, de acordo com as diretrizes do Conselho Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.  Vinculado à PRPPI,  trata-se de uma instância de papel consultivo, educativo, deliberativo, com caráter autônomo, colegiado e multidisciplinar. 

Compõem o órgão servidores do Ifal de diversas formações profissionais selecionados por meio de chamada públicaAo todo, são dez integrantes titulares, sendo um da área de psicologia, um da área pedagógica, um da assistência social, um com formação na área de saúde, cinco docentes e um ente da sociedade civil com ação comprovada na política de controle social. Essa última vaga está ocupada pela médica Maria Alice Ataíde, representante do Conselho Estadual de Saúde de Alagoas. Conheça AQUI os demais participantes. 

registrado em: