Notícias
Comissão realiza primeiras oficinas do Plano de Desenvolvimento Institucional 2024-2028
Foram realizadas, nos campi Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios, no início do mês, duas oficinas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028, com a participação de docentes, técnicos e discentes das unidades do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Santana do Ipanema, Piranhas, Palmeira dos Índios e Viçosa.
Nos eventos, houve a construção da Matriz SWOT do Ifal, um método de planejamento estratégico para tomada de decisões. Na discussão, as temáticas debatidas foram o ambiente externo (oportunidades e ameaças), tendo como direcionador uma ferramenta que analisa os fatores: político, econômico, sociais, tecnológico, ambiental e legal. Já no turno da tarde, a reflexão foi sobre o ambiente interno (forças e fraquezas), considerando como sinalizador as seguintes áreas temáticas: ensino, pesquisa e inovação, extensão, pós-graduação, internacionalização, gestão de pessoas, assistência estudantil, infraestrutura, tecnologia da informação, comunicação, gestão, sustentabilidade, governança e ações inclusivas, afirmativas e diversidade.
A coordenadora do Curso Técnico em Administração do Campus Santana do Ipanema, Anna Sófia Costa Neri, falou um pouco sobre a primeira oficina, realizada no campus Santana do Ipanema. " A realização da primeira oficina do PDI foi uma grata surpresa para mim. Fazer a construção do planejamento estratégico de forma participativa, na qual os gestores operacionais participam de forma ativa na identificação das demandas, forças e oportunidades para o Ifal, com a visita nos campi, acredito que seja a forma mais assertiva de condução do processo. Participei da construção do Planejamento Estratégico em várias instituições e esse tipo de ação é fundamental para que os servidores entendam a importância dessa ação e de seu papel na construção de uma instituição forte e estrategicamente posicionada na sociedade ", falou. De acordo com o Diretor do Campus Santana, José Thales Pantaleão, a comissão local vai continuar trabalhando na sensibilização da comunidade para obter mais contribuições.
O professor de Administração do Campus Viçosa, Márcio Yabe, explicou como foi a participação na segunda oficina do PDI em Palmeira dos Índios. “Já participei de muitos planejamentos estratégicos em outras instituições e fiquei muito satisfeito com a condução da Análise SWOT conduzida pelo Departamento de Planejamento Institucional do Ifal, no Campus Palmeira dos Índios. Vivenciamos uma mediação dos trabalhos de forma objetiva e segura, no levantamento das oportunidades, ameaças, pontos fortes e fracos do Ifal. Tanto o Professor Fábio Ribeiro, diretor de Planejamento Institucional, quanto a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Carolina Duarte, e também os demais membros da equipe, demonstraram conhecimento ao enfatizar a importância do PDI 2024-2028 e da nossa participação no planejamento do futuro da instituição. Os envolvidos estão de parabéns”, finalizou.
Segundo o diretor de Planejamento Institucional do Ifal, Fábio Ribeiro, o ritmo continua acelerado na preparação dos próximos passos para a consolidação do documento mais importante da instituição, o PDI 2024 – 2028. “Após a nossa primeira reunião da comissão central, no final de agosto, e as primeiras oficinas que aconteceram nos campi em setembro, nesta semana estão previstas mais quatro oficinas e outra reunião da comissão central”, detalhou o gestor.
Explicando todo o processo, Ribeiro ressalta que dezesseis Comissões Locais foram constituídas, as oficinas envolvendo os campi do IFAL já iniciaram e outras estão programadas, com previsão de término até 21 de setembro. “Além disso, já está definido o percurso metodológico e cronograma de trabalho de todas as Comissões, com suas competências e responsabilidades, e também serão criadas todas as Comissões Temáticas. Os sete campi que receberão as oficinas já foram consultados em suas agendas e infraestrutura necessária. Nessas oficinas, com ajuda das Comissões Locais, está sendo realizado o diagnóstico situacional de nossa instituição, por fim foi criado ainda o Guia de elaboração do PDI, onde serão divulgadas, para todas as comissões e comunidade, as formas de trabalho e de participação coletiva”, disse Fábio Ribeiro.
“Teremos muito trabalho pela frente, mas a cada dia a certeza que nos cerca é que estamos no caminho certo. Contando com a ajuda de todos, vamos avançando na construção do nosso PDI. Vamos junto planejar o futuro de nossa instituição!”, concluiu o gestor.