Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão Própria de Avaliação inicia pesquisa em três cursos do Ifal

Comissão Própria de Avaliação inicia pesquisa em três cursos do Ifal

Estudantes e servidores ligados aos cursos são convidados a responder questionário para melhorar a qualidade das ações ofertadas

por Elaine Rodrigues publicado: 21/10/2019 12h11, última modificação: 21/10/2019 12h11
Conheça mais a Comissão Própria de Avaliação

A partir desta segunda-feira, 21, a Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) inicia uma nova pesquisa em três cursos da instituição. Estudantes e servidores ligados aos cursos de Laticínios, do Campus Satuba, Engenharia Civil, do Campus Maceió, e Engenharia Agronômica, do Campus Piranhas, são convidados a responderem um questionário inserido no sistema de informação SigaA.

O questionário ficará disponível até o dia 29 de outubro. De acordo com a Comissão, a expectativa é de que as respostas sejam analisadas para a elaboração de um relatório durante o mês de novembro. O objetivo da ação é melhorar a qualidade dos cursos oferecidos pelo Ifal, conforme um dos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifal, que visa garantir ‘a infraestrutura física e tecnológica adequadas para o desempenho das atividades acadêmicas e administrativas’.

Sobre a Comissão Própria de Avaliação

A Comissão Própria de Avaliação está presente em todas as instituições que oferecem ensino superior, em cumprimento da Lei nº 10.861/2004. Ela é responsável por conduzir processos de avaliação internos, sistematizar os resultados e elaborar um relatório que é encaminhado anualmente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Por sua vez, o Inep realiza também realiza avaliações e faz o levantamento sobre o desempenho dos estudantes pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

O processo de avaliação é contínuo e está atento às dez dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes):

Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional;

Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão;

Responsabilidade Social;

Comunicação com a Sociedade;

Políticas de Pessoal;

Organização e Gestão da Instituição;

Infraestrutura Física;

Planejamento e Avaliação;

Políticas de Atendimento ao Estudante;

Sustentabilidade Financeira.

As informações levantadas pelas avaliações também serão registradas no Relatório Anual de Avaliação, um documento que identifica as boas práticas do Ifal e os pontos que devem ser melhorados.

Para saber mais sobre a Comissão Própria de Avaliação do Ifal, entre em contato pelo e-mail cpa@ifal.edu.br.

Conheça mais a Comissão Própria de Avaliação