Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão Organizadora do JIF Nacional 2015 participa de reunião em Goiânia

Comissão Organizadora do JIF Nacional 2015 participa de reunião em Goiânia

publicado: 15/09/2015 16h04, última modificação: 15/09/2015 16h04

Está programada para acontecer nesta quarta-feira, 16, e no dia 17 de setembro, uma reunião da Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal (Cojif), responsável pelo planejamento das etapas regionais e nacional. A reunião será na Reitoria do Instituto Federal de Goiás (IFG). O JIF Nacional 2015 será realizado de 10 a 15 de novembro deste ano, em Goiânia, e reunirá atletas das cinco regiões brasileiras que competirão em diversas modalidades individuais e coletivas. Cada delegação será composta por 220 pessoas, entre atletas e professores.

O objetivo desta reunião é discutir o planejamento da etapa nacional dos Jogos. Nesses dias, a Comissão fará uma visita técnica aos locais previstos para realização das competições. Serão visitados o Clube Ferreira Pacheco e a pista de atletismo da Universidade Federal de Goiás. Nesses locais a Cojif fará as verificações para garantir que os jogos sejam realizados em infraestrutura compatível às necessidades da organização e dos participantes.

Ao final da reunião, a Cojif espera fechar um cronograma de trabalho para o JIF Nacional 2015. No âmbito do Instituto Federal de Goiás (IFG), uma das instituições que sediará o evento, diversas reuniões preparatórias já estão sendo realizadas, com definição de equipes de trabalho e ações. A Comissão Geral Organizadora do JIF Nacional 2015 é coordenada pelo professor Alcyr Viana. De acordo com o que foi definido em uma das reuniões locais já realizadas, a Diretoria de Comunicação Social entregará a proposta de arte para camisetas, troféus e medalhas para o evento, para que a Cojif proceda com a avaliação e aprovação, permitindo a execução imediata dos itens previstos.

Os jogos são realizados desde 2008 e a cada ano vem crescendo a participação dos institutos federais. Para a edição nacional deste ano, foram definidas seis modalidades coletivas (futebol de campo - apenas masculino, basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de areia) e cinco individuais (atletismo, natação, tênis de mesa, xadrez e judô). O objetivo dos jogos é promover e estimular a prática esportiva como instrumento de inclusão social, proporcionando a integração de alunos dos institutos federais e possibilita a interação entre estudantes e professores.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é que promove os jogos, com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). A Cojif, que cuida do planejamento dos jogos regionais e da etapa nacional, é presidida pelo professor do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Sílvio Romero, e é formada por representantes de todas as regiões do País. Neste ano, as etapas regionais serão em Porto Velho (Norte), Natal (Nordeste), Cuiabá (Centro-Oeste), Campos dos Goytacazes (Sudeste) e Blumenau (Sul).

registrado em: