Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão Eleitoral Central divulga resultado final das eleições para reitor e diretor-geral

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 17/04/2023 17h15, última modificação: 17/04/2023 19h29

Com o fim do segundo turno no Campus Maceió e da realização das eleições no Campus Coruripe, na última quinta-feira (17/04), a Comissão Eleitoral Central dá por encerrado o processo eleitoral para a escolha dos dirigentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), referente ao quadriênio 2023-2027. Ao todo, 15 diretores-gerais foram escolhidos pelas comunidades acadêmicas em cada campus, além da recondução do professor Carlos Guedes ao cargo de reitor do Ifal.

Na última quinta, a disputa pelo segundo turno do Campus Maceió terminou com o professor Givaldo Oliveira dos Santos sendo eleito para a Direção Geral da unidade, com 53% dos votos válidos. Cleide Calheiros da Silva ficou com a segunda colocação, com 47% dos votos válidos.

Em Coruripe, o professor José Roberto Alves Araújo foi eleito para mais 4 anos como diretor-geral do Campus, recebendo 60% dos votos válidos do pleito. Vanine Borges Amaral ficou em segundo lugar, com 40% dos votos válidos.

No primeiro turno, o atual reitor do Ifal foi reeleito para mais quatro anos à frente da Reitoria. Carlos Guedes disputou as eleições com o professor Dácio Camerino, que é docente do Campus Maceió e foi Diretor-Geral do Campus Maragogi. O atual reitor recebeu 64% do total de votos válidos, contra 36% de Camerino.

Tanto no primeiro quanto no segundo turno, a consulta para reitor e diretor-geral dos campi contou com ampla participação da comunidade do Ifal. De acordo com a Comissão Eleitoral Central, trata-se de uma disputa histórica no Instituto, em que houve a maior participação dos três segmentos componentes da comunidade acadêmica: estudantes, docentes e técnicos administrativos.

Além da escolha do reitor, foram eleitos os diretores-gerais dos campi Arapiraca, Batalha, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa. O Campus Benedito Bentes, vinculado à Reitoria, não realiza eleições para direção da unidade.

Clique aqui e confira os resultados dos votos válidos por campi do Ifal.

A consulta eleitoral é decidida a partir dos votos de três segmentos: discentes, docentes e técnicos administrativos em educação (TAE). No processo de apuração para a divulgação dos resultados, cada uma dessas três categorias têm peso igual, ou seja, 1/3 (um terço). A regra está em conformidade com a lei que cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008). Os detalhes sobre os cálculos para a totalização dos votos podem ser conferidos no Capítulo X (Seções I e II) do Regulamento Eleitoral do Ifal.

De acordo com a Comissão Eleitoral Central, cerca de 87% dos servidores do Ifal participaram da consulta para escolha de Reitor e Diretor-Geral.

Confira abaixo os nomes dos eleitos nas eleições do Ifal.

Cargo

Satuba

Valdomiro Odilon Pereira

Viçosa

Confira abaixo os boletins de urna das eleições Ifal 2023-2027.

Consulta Eleitoral do Ifal - Quadriênio 2023-2027 - Todos os boletins

Consulta Eleitoral do Ifal - Quadriênio 2023-2027 - Diretor(a) Geral - Coruripe - Todos os segmentos

Consulta Eleitoral do Ifal - Quadriênio 2023-2027 - Diretor(a) Geral - Maceió - 2º Turno - Todos os segmentos