Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão disponibiliza sistema que permite consulta da situação eleitoral da comunidade

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 22/03/2023 17h05, última modificação: 23/03/2023 08h53

A Comissão Eleitoral Central do processo de consulta para os cargos de Reitor e Diretores-Gerais dos campi do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulgou, nesta quarta-feira (22/03), a ferramenta Buscador Eleitoral. Desenvolvido em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), o sistema possibilita que discentes, professores e técnicos administrativos do Ifal possam conferir se estão aptos a participar no pleito eleitoral para escolha dos dirigentes da instituição para o quadriênio 2023-2027, a ser realizado no dia 4 de abril.

CONFIRA AQUI O BUSCADOR ELEITORAL DO IFAL

No Buscador Eleitoral, cada integrante da comunidade acadêmica do Ifal pode consultar seus dados registrados no sistema da eleição, como nome completo, lotação, segmento e e-mail cadastrado.

De acordo com a Comissão Eleitoral Central, é importante que cada eleitor confira as informações registradas no sistema. A comunidade terá até o dia 28 de março para comunicar eventual ausência de seu nome na listagem de eleitores. Os eleitores que estiverem com dados incorretos ou incompletos terão até 30 de março para solicitar alteração de dados (nome/e-mail/lotação) junto à Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP) de cada campus, no caso de servidores, ou à Coordenação de Registro Acadêmico (CRA), para discentes. Servidores da Reitoria devem solicitar os ajustes à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP).

Até o momento, 19.073 eleitores estão cadastrados no Buscador Eleitoral, entre estudantes, docentes e técnicos.

Sobre as eleições

O eleitor poderá acessar os terminais eletrônicos disponibilizados nos campi e na Reitoria. A votação se dará por meio de login e senha, recebidos via e-mail, no prazo de até 72 (setenta e duas) horas antes do pleito. O login será o número do CPF do eleitor e a senha será gerada aleatoriamente pelo próprio sistema. O acesso deverá ser feito por meio do endereço eletrônico: https://eleicoes.ifal.edu.br/.

Enquanto a eleição estiver aberta, o eleitor poderá votar quantas vezes quiser, porém a única cédula computada será a última, ou seja, só o último voto será registrado pelo sistema. De acordo com a Comissão Eleitoral Central, essa medida é utilizada para mitigar a possibilidade de coação do eleitor durante a votação.

O link ficará disponível na data, das 8h às 22h.

1. Das 9h às 17h para a Reitoria e os seguintes Campi: Coruripe, Batalha, Rio Largo, Santana do Ipanema, Viçosa e nos Polos da EAD situados em cidades em que não haja Campus do Ifal: Cajueiro e São José da Laje-AL;

2. Das 9h às 20h para os campi Arapiraca, Benedito Bentes, Marechal Deodoro, Murici, Maragogi, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, São Miguel dos Campos e Satuba;

3. Das 9h às 21h para o Campus Maceió.

Poderão participar do pleito todos os servidores que compõem o Quadro de Pessoal Ativo Permanente da Instituição, inclusive os que estiverem usufruindo licenças e afastamentos previstos na Lei no 8.112/90, bem como os alunos regularmente matriculados nos cursos ofertados pelo Ifal, presenciais ou à distância, até o dia 27 de março.

Mais informações sobre a consulta na página específica do processo eleitoral.