Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão de Sustentabilidade realiza oficina sobre o novo PLS do Ifal
conteúdo

Notícias

Comissão de Sustentabilidade realiza oficina sobre o novo PLS do Ifal

O encontro contou com palestra da professora do Cefet/RJ, Aline Trigo, e dinâmica com servidores
publicado: 10/08/2026 13h43, última modificação: 10/08/2026 13h43

Por Samuel Pontes, estagiário do Ifal*

A Comissão de Sustentabilidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) realizou, nesta segunda-feira (10), uma oficina prática sobre o novo Plano de Logística Sustentável (PLS) do Ifal para o período de 2027 a 2029. O evento visou discutir a adequação do plano atual ao modelo 2024 do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), tomando como referência o Caderno de Logística Sustentável do órgão federal.

O encontro foi estruturado em dois momentos principais. A etapa inicial contou com a palestra magna da professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Aline Trigo, sob o tema “Construindo uma Cultura Sustentável: Governança, Responsabilidades e Estratégias para as Instituições de Ensino Superior”

Na apresentação, a docente contextualizou a necessidade de alteração do PLS, esclareceu os conceitos do plano e reforçou a importância do alinhamento às diretrizes vigentes do MGI.

Na sequência, foi realizada a oficina prática “O papel estratégico do mediador na construção da arquitetura de sustentabilidade”, conduzida pelo presidente da Comissão Local de Sustentabilidade, Letácio Júnior.

Durante a dinâmica, cinco equipes trabalharam na seleção de prioridades entre as ações vigentes e na proposição de novas medidas. As propostas foram organizadas dentro de um planejamento trienal divididos em três faixas de implementação: Tipo 1 (alta prioridade, para início em 2027), Tipo 2 (médio prazo, para início em 2028) e Tipo 3 (longo prazo, para implantação em 2029).

Ao final das atividades de grupo, ocorreu a plenária final. Na ocasião, os representantes de cada equipe apresentaram a síntese do trabalho realizado e submeteram as propostas à votação dos participantes, que debateram e definiram a manutenção ou a necessidade de ajustes nos textos de cada ação.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista