Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão de Sustentabilidade busca parcerias com cooperativas para destinação de resíduos sólidos

Ação é uma das iniciativas do Ifal com a ideia de dar destinação social para os recursos

por Jhonathan Pino publicado: 15/09/2022 14h02, última modificação: 17/09/2022 03h46

Membros da Comissão Sistêmica de Sustentabilidade do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) fizeram uma visita às duas unidades da Cooperativa de Reciclagens de Alagoas (Cooprel), nesta quinta-feira (16), com o intuito de verificar possíveis parcerias para a coleta e destinação sustentável dos resíduos sólidos, produzidos tanto na Reitoria, como no Campus Maceió.

A iniciativa contou com a participação do presidente da Comissão, Letácio Lucena, e dos servidores Cristiane Francisco e Antônio José, também membros das comissões locais de Sustentabilidade. Eles buscaram verificar, entre os cooperados, os tipos de resíduos que são recicláveis e que podem ser direcionados às cooperativas. Atualmente a reitoria já tem convênio com outras cooperativas similares, mas alguns dos materiais ainda não têm o mesmo tipo de destinação.Cooperativas são solução social para destinação de resíduos do Ifal.JPG

Nesse processo de documentação eletrônica, digitalização de tudo. A gente está tirando a documentação dessas pastas AZ, colocando em caixas para arquivá-los e a gente está tendo dificuldade para a destinação das pastas, que são muitas. Então, viemos aqui para ver o que é que eles recebem como reciclável. Soubemos agora que eles não recebem estas pastas, porque não há quem as compre, então, não é do interesse delas, assim como copos plásticos brancos utilizados no instituto”, observou Letácio.

Para Cristina, cabe à instituição buscar formas de dar uma destinação sustentável aos resíduos, desde o processo de compra do material, com a preferência para aqueles de natureza sustentável.

“Essas ações são também contempladas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal (2019-2023), como ações estratégicas, que contemplam a sustentabilidade. Nesse momento, trata-se de uma visita de sondagem, porque a gente precisa se apropriar das possibilidades dessas cooperativas. Então, a gente tem uma noção de que nem todo resíduo pode vir para a reciclagem. Precisamos aprender, com essas visitas, de que forma possamos trabalhar de uma via de mão dupla, em que nós fornecemos o material que interessa a elas”, pontuou a servidora.

A Comissão existe desde 2016 e tem iniciativas em diversas áreas, na gestão de resíduos sólidos e de recursos naturais, materiais e financeiros do Ifal, como água e energia elétrica. Esta semana, por exemplo, têm início a campanha de sensibilização da comunidade acadêmica, com dicas para o uso eficiente da água em ambiente de trabalho.