Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão de Gênero e Raça do Ifal entra em atividade
conteúdo

Notícias

Comissão de Gênero e Raça do Ifal entra em atividade

por Roberta Rocha publicado: 27/03/2017 22h17, última modificação: 27/03/2017 22h17

Na última sexta-feira, 24, a Reitoria do Instituto Federal de Alagoas - Ifal sediou a primeira reunião da Comissão de Gênero e Raça da instituição de ensino, canal de diálogo criado para sensibilizar, prevenir e combater práticas reprodutoras de desigualdade e discriminação no âmbito laboral. 

Instituído pela Portaria 239/GR, de fevereiro de 2017, com representantes de diversos campi, o grupo pretende gerir mecanismos de promoção de relações mais igualitárias no ambiente organizacional. Para isso, planeja trabalhar em parceria com o Comitê de Ética, a Ouvidoria e outras instâncias institucionais no desenvolvimento de um plano de ação, de acordo com a assistente social Danielly Spósito.

"O primeiro passo foi a formação da comissão, com concluintes do curso de capacitação ofertado pelo Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça [Peger] no ano passado. Agora estamos em processo de construção de identidade e definição de possibilidades de trabalho", esclarece a servidora. "Está dado o primeiro passo".

Em busca do selo

A formação da Comissão de Gênero e Raça é uma das atividades pactuadas pelo Ifal com o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal, por meio do Comitê Peger.

Ao aderir ao programa, o Ifal propôs um plano de trabalho na área. Se, ao final de 18 meses, o desempenho na execução das ações for avaliado de forma satisfatória, será concedido um selo que marca o reconhecimento do compromisso institucional em promover, no mundo do trabalho, a igualdade racial e entre homens e mulheres. 

registrado em: