Notícias
Com pódio triplo, Ifal se destaca na premiação IDEIA no Congresso de Computação
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) venceu, na última quarta-feira (23), com os três melhores artigos, a categoria Protótipo, além de vencer como melhor Paper na categoria Relato de Experiência, no evento satélite Inovação, Desenvolvimento, Educação e Inclusão com Ações Maker (IDEIA), do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Esta 45ª edição do Congresso, laureou ainda o professor Cassiano Albuquerque como melhor revisor do IDEA.
Este resultado expressivo de prêmio no evento considerado o maior da América latina é fruto do trabalho de 46 autoras/es, que submeteram 16 artigos para concorrer nas premiações do evento, que ainda não acabaram. Nesta quinta-feira (24), o Ifal ainda concorre na categoria melhor artigo científico.
O professor Leonardo Medeiros e sua equipe, do campus Rio Largo, venceram em terceiro lugar na categoria protótipo com um projeto feito no Espaço 4.0. “Este prêmio é o tipo de coisa que nos motiva a continuar nossas pesquisas”, destacou o docente.
Para Ernany Santos de Oliveira, estudante do curso de Sistemas de Informação, do campus Arapiraca, também vencedor na categoria Protótipo, o projeto é fruto da sua atuação no PIBIC Jr. "Tive a oportunidade de participar do evento I.D.E.I.A, onde apresentei um projeto muito importante na minha trajetória. Tudo começou com o PIBIC Jr., por meio de uma bolsa da FAPEAL.
Com o tempo, o projeto continuou se desenvolvendo e foi aprovado em um edital interno do Ifal, passando a contar com uma nova bolsa, agora oferecida pelo próprio Instituto. Isso permitiu que ele se aprofundasse ainda mais no trabalho e desse continuidade às ideias que estavam sendo construídas.
“Apresentar o projeto no IDEIA foi uma experiência incrível. Conheci outras iniciativas, troquei ideias e pude mostrar um pouco do que venho construindo com dedicação e apoio de programas que valorizam a ciência e a educação", ressaltou Ernany.
Já o professor do campus Maragogi, Cassiano Albuquerque, que venceu como Melhor Revisor de Artigos e Melhor Artigo na Modalidade Relato de Experiência, ficou orgulhoso com o resultado da participação do Ifal no evento.
“É motivo de grande comemoração e eu quero agradecer a todas/os que fazem a produção científica do Ifal. Isso representa, acima de tudo, os frutos do trabalho dos Espaços Inovadores do Ifal. Temos trabalhado muito seriamente na cultura maker e da prototipagem, e as nossas equipes são aguerridas e estão sendo referendadas como as melhores pesquisas do país”, comemorou.
O CSBC é considerado o maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina e reúne, até hoje (24), em Maceió, cientistas, engenheiras/os, pesquisadoras/es, professoras/es, estudantes, empresas e empreendedoras/es visando explorar, demonstrar e debater sobre o estado da arte em computação, bem como para identificar os tópicos de pesquisa emergentes e questões abertas para pesquisas futuras.
O evento está sendo realizado pelo Ifal, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá e já se sagrou como a maior edição da última década, com 1.856 participantes, e a segunda maior da série histórica, segundo dados atualizados da comissão organizadora.