Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com pódio triplo, Ifal se destaca na premiação IDEIA no Congresso de Computação
conteúdo

Notícias

Com pódio triplo, Ifal se destaca na premiação IDEIA no Congresso de Computação

Mais de 40 autoras/es e 16 artigos concorreram nas premiações do evento.
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 24/07/2025 11h39, última modificação: 24/07/2025 14h41

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) venceu, na última quarta-feira (23), com os três melhores artigos, a categoria Protótipo, além de vencer como melhor Paper na categoria Relato de Experiência, no evento satélite Inovação, Desenvolvimento, Educação e Inclusão com Ações Maker (IDEIA), do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). Esta 45ª edição do Congresso, laureou ainda o professor Cassiano Albuquerque como melhor revisor do IDEA.

Este resultado expressivo de prêmio no evento considerado o maior da América latina é fruto do trabalho de 46 autoras/es, que submeteram 16 artigos para concorrer nas premiações do evento, que ainda não acabaram. Nesta quinta-feira (24), o Ifal ainda concorre na categoria melhor artigo científico.

O professor Leonardo Medeiros e sua equipe, do campus Rio Largo, venceram em terceiro lugar na categoria protótipo com um projeto feito no Espaço 4.0. “Este prêmio é o tipo de coisa que nos motiva a continuar nossas pesquisas”, destacou o docente.

Para Ernany Santos de Oliveira, estudante do curso de Sistemas de Informação, do campus Arapiraca, também vencedor na categoria Protótipo, o projeto é fruto da sua atuação no PIBIC Jr. "Tive a oportunidade de participar do evento I.D.E.I.A, onde apresentei um projeto muito importante na minha trajetória. Tudo começou com o PIBIC Jr., por meio de uma bolsa da FAPEAL. 

Com o tempo, o projeto continuou se desenvolvendo e foi aprovado em um edital interno do Ifal, passando a contar com uma nova bolsa, agora oferecida pelo próprio Instituto. Isso permitiu que ele se aprofundasse ainda mais no trabalho e desse continuidade às ideias que estavam sendo construídas.

“Apresentar o projeto no IDEIA foi uma experiência incrível. Conheci outras iniciativas, troquei ideias e pude mostrar um pouco do que venho construindo com dedicação e apoio de programas que valorizam a ciência e a educação", ressaltou Ernany.

Já o professor do campus Maragogi, Cassiano Albuquerque, que venceu como Melhor Revisor de Artigos e Melhor Artigo na Modalidade Relato de Experiência, ficou orgulhoso com o resultado da participação do Ifal no evento. 

“É motivo de grande comemoração e eu quero agradecer a todas/os que fazem a produção científica do Ifal. Isso representa, acima de tudo, os frutos do trabalho dos Espaços Inovadores do Ifal. Temos trabalhado muito seriamente na cultura maker e da prototipagem, e as nossas equipes são aguerridas e estão sendo referendadas como as melhores pesquisas do país”, comemorou.

O CSBC é considerado o maior evento científico em Ciência da Computação da América Latina e reúne, até hoje (24), em Maceió, cientistas, engenheiras/os, pesquisadoras/es, professoras/es, estudantes, empresas e empreendedoras/es visando explorar, demonstrar e debater sobre o estado da arte em computação, bem como para identificar os tópicos de pesquisa emergentes e questões abertas para pesquisas futuras.

 O evento está sendo realizado pelo Ifal, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), no Centro de Convenções de Maceió, em Jaraguá e já se sagrou como a maior edição da última década, com 1.856 participantes, e a segunda maior da série histórica, segundo dados atualizados da comissão organizadora.