Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura do 3º Caiite destaca integração entre instituições de ensino superior

Abertura do 3º Caiite destaca integração entre instituições de ensino superior

publicado: 15/06/2015 10h18, última modificação: 16/06/2015 11h41
Exibir carrossel de imagens Ascom/Ufal Representantes de todas as instituições parceiras do 3ë Caiite na solenidade de abertura.

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) um dos parceiros na realização do 3º Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (3º Caiite) foi representado  pelo reitor Sérgio Teixeira durante a solenidade de abertura do evento, ocorrida no final da tarde de segunda-feira no Centro de Convenções de Maceió, cuja programação se estende até o próximo sábado (20). Além do reitor estiveram  na solenidade, a diretora-geral do Câmpus Maceió, Jeane Melo, o diretor-geral do Câmpus  maragogi, Dácio Camerino, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Carlos Henrique Alves.

O Coro da Univerasidade Federal de Alagoas (Ufal) foi a atração musical da abertura do Caiite 2015 e encantou a plateia com músicas em vários ritmos, alguns  em comemoração aos 200 anos de Maceió, celebrados neste ano.A mesa de abertura foi composta peloreitor e a vice-reitora da Ufal, Eurico Lôbo e Rachel Rocha, respectivamente; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes; o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, Pablo Viana, representando o governador Renan Filho; o vice-reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Clébio Araújo; o reitor do Centro Universitário Tiradentes (Unit), Dário Santana; o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira; além da secretária de Educação de Maceió, Ana Dayse Dórea, representando o prefeito Rui Palmeira; o superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, e o palestrante Armando Milioni, titular da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), representando o ministro Aldo Rebelo.

O reitor do Ifal, Sérgio Teixeira, relembrou que a iniciativa de um evento integrado como o Caiite 2015 surgiu durante a gestão de Ana Dayse Dórea, hoje reitora honorária da Ufal, quando o mesmo ainda era um Congresso Acadêmico. “Foi ela quem abriu as portas para essa integração e, seguida por Rachel [Rocha] e Eurico [Lôbo], que deu continuidade a essa iniciativa de integrar as demais instituições. Este é um momento de festa da academia, onde mostramos que produzimos inovação e tecnologia e podemos contribuir com o nosso Estado”.

Para a coordenadora-geral do evento, Rachel Rocha, vice-reitora da Ufal, o Caiite vem crescendo e se consolidando como um espaço onde as instituições de ensino superior parcerias apresentam para a sociedade suas produções acadêmico-cientificas e de inovação. “É importante destacarmos a atuação conjunta com o governo e estadual e o município de Maceió, fundamental para esse crescimento. Além do público universitário, abrirmos espaço para quem está no ensino fundamental e médio, nossos futuros alunos”, pontuou Rachel.

O  secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Armando Zeferino Milioni que  representou  o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo  foi o conferencista da noite de abertura do evento.

DCE/Ifal com informações da Ascom/Ufal

registrado em: