Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com mais de 200 iniciativas integradas, Mostra de Extensão do Ifal impressiona pela diversidade da programação
conteúdo

Notícias

Com mais de 200 iniciativas integradas, Mostra de Extensão do Ifal impressiona pela diversidade da programação

Ações destacam como a Extensão alcança a sociedade alagoana de distintas formas e está alinhada à pluralidade do conhecimento produzido na instituição

por Roberta Rocha publicado: 23/10/2025 10h13, última modificação: 23/10/2025 11h40

Espetáculos artísticos, oficinas, rodas de conversa, palestras, exibição de pôsteres, lançamento de livro, feira de economia solidária, feira de negócios e exposições. A 10ª Mostra de Extensão do Instituto Federal de Alagoas - Ifal, iniciada nessa quarta-feira (22), no Campus Satuba, tem se destacado pela variedade de atividades ofertadas aos participantes.

Segundo o pró-reitor de Extensão da instituição, Gilberto Gouveia Neto, são mais de 200 apresentações de ações extensionistas desenvolvidas em todos os campi da instituição, reunidas em uma programação marcada pela troca de saberes e pelo compromisso institucional de, nas palavras do gestor, "inovar, incluir e transformar realidades".

Na tarde do primeiro dia de evento, as salas de aula foram tomadas por estudantes e profissionais interessados/as em dialogar sobre seus projetos nas rodas de conversa. Articuladas em torno de eixos temáticos como Agricultura familiar, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Economia Solidária, Educação, Cultura e Saúde e bem-estar, as interações abordaram os desafios e potencialidades de cada área, destacando o envolvimento das comunidades atendidas pelas ações extensionistas.

Já nos saguões dos blocos acadêmicos, outras experiências educativas, inovação tecnológica, práticas ecológicas e de valorização das identidades culturais estiveram em destaque, por meio da exposição de banners.

Exposição de pôsteres

Redes de conexões

Em cada espaço, a presença de comitivas de diferentes regiões do Estado reforçou o caráter integrador da Mostra e permitiu que iniciativas similares pudessem se inspirar na atuação uma da outra, como nos casos dos projetos voltados à causa animal. 

Integrante do projeto Olhar Animal do Ifal SatubaDo Campus Satuba, a estudante Anassara Rodrigues Fernandes apresentou a ação extensionista Olhar Animal - One Health, coordenada pela médica veterinária Jana Kelly dos Santos. No projeto, discentes do curso de Agropecuária  visitaram a Escola Municipal Josefa Silva Costa e turmas do próprio campus para realizar palestras com ênfase em zoonose, guarda responsável, crimes contra a fauna e políticas públicas de bem-estar animal.

Ao todo, mais de 300 pessoas foram mobilizadas em torno da pauta. E, a partir de materiais recicláveis recolhidos no ponto de coleta do campus e na instituição da rede pública atendida, o grupo ainda confeccionou camas para uso dos animais acolhidos pelo abrigo "Cão Domínio Satuba" e dos cães comunitários da unidade de ensino. 

Integrantes do projeto MiAudota de Palmeira dos ÍndiosNa mesma linha de proteção e cuidado com animais abandonados, o projeto MiAudota do Campus Palmeira dos Índios esclareceu como executa campanhas de vacinação, adoção responsável e castração de cães e gatos em situação de vulnerabilidade.

Os estudantes Deivison Silva da Costa e Larissa Joaquim da Silva, orientados pela docente Francilene Leite, explicaram que as ações executadas extrapolam os limites do campus e envolvem a conscientização da comunidade do entorno sobre o cuidado com esses animais, a parceria com a Prefeitura Municipal (para uso do castramóvel), ONG's e protetores independentes da localidade. 

Contribuição Educacional

Integrantes do projeto Logicamente do Campus Palmeira dos ÍndiosProjetos voltados a estimular e enriquecer a aprendizagem chamaram a atenção durante o evento. Desenvolvido no Campus Palmeira dos Índios, um deles é voltado a incentivar o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático através de jogos lúdicos e desafios. O diferencial do "Logicamente", orientado pela docente Adina Rocha, é que a alternativa didática inclui a utilização de jogos de origem africana e indígena, como o mancala, jogo da onça e shisima. 

Implementada em uma escola da zona rural da cidade, a ação extensionista tem enchido de orgulho a bolsista Emanuelle Victória Rocha e os voluntários Maria Sofia dos Santos e Jeferson Pereira. "Junta a chance de aprender novas habilidades com a valorização de outras culturas. Porque não é só xadrez e dama que podem ser usados para montar estratégia", apontou Emanuelle.

Integrante do projeto voltado ao Enem do Campus PiranhasDo Campus Piranhas, a proposta "Repertórios sociais e culturais para a redação do Enem" foi exposta pelo discente do curso técnico em Agroindústria, Francisco Assis. Conforme ele,  a ação que tem gerado impactos educacionais positivos no público atendido.

Sob a coordenação do docente Humberto Soares, são realizados encontros on-line com leituras e debates voltados a impulsionar referências e a capacidade de argumentação de futuros candidatos ao ingresso no ensino superior via Enem. "É também para tornar o aluno mais crítico em relação a temas sociais contemporâneos", completou o bolsista envolvido na execução.

Sobre a Mostra de Extensão 

O evento que celebra a força transformadora da Extensão do Ifal encerra nessa quinta-feira (23). Ao longo do último dia de atividades, estão previstas novas apresentações de projetos de múltiplas temáticas e advindos de diversos campi.

Para a Comissão Organizadora, a 10ª edição reafirma o papel da extensão como elo entre o instituto e as demandas sociais; além de expressar o compromisso do Ifal com a formação cidadã, a inovação e o desenvolvimento social.