Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Coleta de lixo na Reitoria tem início com a parceria entre Ifal e Coopvila

Coleta de lixo na Reitoria tem início com a parceria entre Ifal e Coopvila

publicado: 24/08/2018 12h19, última modificação: 24/08/2018 12h19
Exibir carrossel de imagens Gerônimo vicente Participantes da reunião entre a Reitoria e representantes da Coopvila

Participantes da reunião entre a Reitoria e representantes da Coopvila

Uma  parceria  entre a Reitoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e cooperativas de reciclagem de Maceió resultou na manhã  desta quinta-feira (23) em uma ação educativa promovida pela Cooperativa de Catadores da Vila Emater (Coopvila) para os servidores da instituição federal de ensino.

A ação  deu início  ao processo de coletiva seletiva de materiais utilizados  durante o expediente e que são lançados nas lixeiras das salas dos sete andares e corredores da Reitoria e no Almoxarifado, prédio anexo e localizado a 150 metros do prédio principal

A iniciativa é  da Coordenação de Administração e Manutenção (CAM) da Reitoria junto à Subcomissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável e foi iniciada há cerca de um mês com  a distribuição de lixeiras para recolhimento de materiais descartáveis e lixo orgânico.

A palestra começou às 9 horas na Sala de Reuniões  no 7º andar e foi conduzida por Gilvana Maria Vieira Xavier e  Jane da Silva, representantes da Coopvila que, além de apresentar  o trabalho desenvolvido pelos cooperativados, seus parceiros e ferramentas de trabalho discorreram  sobre a Vila Emater, comunidade que surgiu no final dos anos de 1980  vizinho ao antigo Lixão de Maceió, uma das áreas de grande vulnerabilidade social na cidade alagoana.

A localidade hoje está situada em uma das recentes áreas mais valorizada da capital alagoana, próximo ao Parque Shopping, de empreendimentos imobiliários para classe média alta e  com vista privilegiada para a praia de Cruz das Almas que passa por um processo de urbanização.Tudo isso porque o lixão acabou há 10 anos.  “O lixão naquele local interessava a muitos setores econômicos que atuavam na área e foi fechado, não porque havia a pretensão de se valorizar a região, mas porque uma das crianças que era explorada no local foi atropelada por um trator e morreu. O caso ganhou repercussão e, por isso o local foi desmontado e a comunidade resolveu criar a cooperativa de reciclagem em parceria com conjuntos habitacionais da região e  empreendimentos comerciais”, declarou Gilvana Xavier.

A coordenadora de Administração e manutenção da Reitoria do ifal,  Rafaela Penedo disse que a iniciativa teve início a partir de uma consulta ao decreto federal que estabelece a coleta de lixo por meio das cooperativas de reciclagem. “Fizemos o levantamento de quantas cooperativas de reciclagem existiam em Maceió e identificamos quatro.Cada uma delas  vai ser parceira do Ifal a cada semestre no processo de coleta seletiva realizada, ainda no ambiente de trabalho pelos servidores efetivos e terceirizados. Estamos começando pela Coopvila essa ação que pretendemos transformá-la em uma experiência exitosa para então expandir aos campi, primeiramente os mais próximos como Maceió, Benedito Bentes e Satuba”, informou a coordenadora.

Embora já tenha começado com a distribuição das lixeiras com orientação de separação de lixo, os servidores  receberão outras orientações por meio de memorando-circular.

Depois da palestra foram expostos materiais que podem ser reciclados ou descartados  a ser escolhidos pelos servidores

registrado em: ,