Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colégio de Dirigentes reúne gestores do Ifal, AGU e MPF

Colégio de Dirigentes reúne gestores do Ifal, AGU e MPF

Reunião teve por objetivo fortalecer a relação institucional entre os órgãos de controle e o Ifal

publicado: 10/06/2021 18h33, última modificação: 11/06/2021 07h20

Na tarde desta quinta, 10, o Colégio de Dirigentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se reuniu com dois dos principais órgãos de controle governamental no âmbito federal, a Advocacia-Geral da União e o Ministério Público, com foco no fortalecimento da relação institucional entre esses órgãos e o Ifal.

Estiveram presentes à reunião virtual, o Procurador-Chefe da Advocacia Geral da União, responsável pela Procuradoria-Geral Federal em Alagoas, Agélio Novaes de Miranda, o Procurador-Chefe do Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), Marcial Duarte Coêlho, e a chefe de gabinete do Ministério Público Federal em Alagoas - MPF/AL, Margarete Agra, além do reitor do Ifal, Carlos Guedes de Lacerda, chefia de gabinete, os pró-reitores de Ensino, Pesquisa, Extensão, Administração e Desenvolvimento Institucional, gestores das diretorias sistêmicas, da Ouvidoria, Corregedoria e Auditoria Interna, e diretores gerais das 16 unidades de ensino da instituição.

O reitor do Ifal iniciou o encontro com a apresentação da equipe de gestão sistêmica e dos diretores gerais dos campi, que também explanaram sobre os cursos ofertados em suas unidades. Após uma fala inicial, as ações exercidas pela gestão sistêmica da instituição foram destacadas, sobretudo as que ocorreram durante o período pandêmico.

Adriana Nogueira, Diretora de Gestão de Pessoas, fez uma fala sobre o processo de implantação do trabalho remoto em decorrência da pandemia. A Pró-reitora de Ensino em exercício, Elisabete Duarte, explanou sobre as ações de ensino do Instituto, com ênfase nas iniciativas promovidas pela instituição para garantir o ensino remoto no âmbito do Ifal. Já Heverton Andrade, Pró-reitor de Administração, destacou o programa Ifal 100% Digital e os avanços com os processos eletrônicos que visam desburocratizar o sistema.

Parceria Institucional - A relação de parceria entre o instituto e órgãos públicos de controle federal também foram ressaltadas durante a reunião. O Procurador-Chefe do MPF/AL, Marcial Duarte Coêlho destacou a ação de fiscalização que o órgão exerce dentro da sociedade, mas também a parceria que deve se firmar com a educação, sobretudo nos ganhos para a população como a construção de novas sedes do Ifal.

“Eu vejo que hoje somos mais um órgão de parceria do que um órgão de controle. O MPF está aqui para ajudar o Ifal, por exemplo, se algum diretor está precisando de um apoio de um órgão federal, que mande uma representação para que o MPF também trabalhe junto para destravar alguns processos. As vezes estamos em lados opostos, mas muitas vezes estamos do mesmo lado, atuando em defesa da sociedade”, pontuou.

O Procurador-Chefe da Advocacia Geral da União, responsável pela Procuradoria-Geral Federal em Alagoas, Agélio Novaes de Miranda, também destacou que a AGU é responsável por um direcionamento jurídico acerca dos procedimentos judiciais. Ele salientou a presença e o trabalho do procurador Fábio Cavalcanti, que atua junto ao Ifal na fiscalização de obras e contratos. Segundo Agélio Novaes, o objetivo da atuação em conjunto está na desburocratização e aproximação da comunidade acadêmica desses serviços.

Reunião tratou do fortalecimento da relação institucional.jpg

Também foi lembrado o marco dos dois anos recém-completos da gestão do Reitor Carlos Guedes, comemorado neste mês de junho. Em sua fala, o reitor ressaltou que o maior legado do Ifal é transformar vidas através da educação. “São mais de 100 anos de uma missão transformadora de vidas. Estamos falando de alunos e servidores que se dedicam a essa instituição e desenvolvem essas ações que estamos apresentando todos os dias, mesmo durante um período complicado como esse. É a grande missão do Ifal”, disse.