Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colégio de Dirigentes realiza primeira reunião presencial após dois anos de encontros remotos

Encontro reuniu gestores das unidades de ensino e da reitoria

por Melissa Menezes publicado: 07/09/2022 06h50, última modificação: 07/09/2022 06h52

O Colégio de Dirigentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) formado pelo reitor, pró-reitores e diretores-gerais dos campi se reuniu na tarde desta terça-feira, 06, de forma presencial na sala de reunião dos Conselhos da instituição, localizado no prédio da Reitoria, em Maceió, após dois anos de encontros remotos em virtude da pandemia do Covid-19. Na ocasião, os gestores dos 16 unidades de ensino receberam a visita de pequena comitiva da Procuradoria Federal em Alagoas e também participaram da posse do Técnico de Laboratório em Eletroeletrônica, do campus Arapiraca, Iago José da Silva.

Estiveram presentes à reunião extraordinária do CD, os diretores-gerais (com algumas representações) dos campi Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Coruripe, Maceió, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa, além dos pró-reitores de Ensino, de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, de Extensão, de Administração e de Desenvolvimento Institucional, além de comitiva da Procuradoria Federal em Alagoas, com o Procurador-chefe da PGF/AL, Agelio Miranda, e os procuradores Fabio Cavalcanti e Fabrício Lima.

Reitor Carlos Guedes empossa novo servidor.jpgO reitor Carlos Guedes pontuou a emoção do reencontro, embora as agendas institucionais do colegiado não tenham parado durante o período de trabalho remoto na instituição na pandemia. "Esse momento presencial é muito significativo para nós, pois sabemos das dificuldades enfrentadas e superadas no período de atividades acadêmicas e administrativas remotas durante a pandemia. Nosso colegiado não deixou de cumprir com suas atribuições um minuto sequer e segue fortalecido no enfrentamento dos desafios impostos pelo retorno presencial em um contexto ainda pandêmico e de cortes", pontuou o reitor.

Colégio de Dirigentes - O Colégio de Dirigentes (CD), de caráter consultivo, é o órgão de apoio ao processo decisório, presidido pelo reitor. É composto pelo Reitor, Pró-Reitores, Diretores Gerais de Campi e Diretores Gerais de Campi Avançados. O Colégio de Dirigentes tem suas competências, organização e funcionamento definidos e regulados no Estatuto e em Regulamento próprio, elaborado por seus membros e aprovado pelo Conselho Superior. Este Colegiado se reúne, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, quando convocado por seu Presidente ou por 2/3 (dois terços) dos seus membros, com antecedência mínima de 48 horas.