Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colégio de Dirigentes define indicadores para fortalecer a governança do Ifal
conteúdo

Notícias

Colégio de Dirigentes define indicadores para fortalecer a governança do Ifal

Comissão Central do PDI se reúne na próxima sexta-feira, 23
por Elaine Rodrigues publicado: 20/02/2024 16h36, última modificação: 20/02/2024 16h36

Pela primeira vez, o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) terá a governança institucional entre os objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O documento, que está em construção pela instituição para nortear as ações entre 2024 e 2028, terá como um dos objetivos: fortalecer a governança institucional. E os indicadores, que vão mensurar as ações do Ifal em busca desse objetivo, foram definidos na primeira reunião do Colégio de Dirigentes desse ano, realizada nessa segunda-feira, 19, na Reitoria do Ifal.

Reunião definiu indicadores para o objetivo estratégico da governançaAs atividades da governança pública no Ifal são coordenadas pela Secretaria de Governança, Integridade, Riscos e Controles, sob a responsabilidade da servidora Fabíola Santos, que citou o decreto nº 9.203 de 2017, que instituiu a Política de Governança da Administração Pública Federal. “Segundo o decreto, a governança pública é um ‘conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”, explicou Fabíola Santos.

As ações da Secretaria de Governança também são ligadas à Assessoria Executiva do gabinete da Reitoria, pela qual responde o servidor Wellington Spencer. Os dois apresentaram as sugestões de indicadores, que foram discutidas pelos diretores-gerais dos 16 campi da instituição e pela equipe de gestão do Ifal, liderada pelo reitor Carlos Guedes.

Reunião definiu indicadores para o objetivo estratégico da governançaA partir do objetivo de fortalecer a estrutura da governança, ficaram definidos indicadores relacionados ao Índice de Sustentabilidade e Governança do Tribunal de Contas da União, que avalia aspectos da liderança, estratégia, controle, gestão de pessoas, gestão da Tecnologia da Informação, gestão orçamentária, gestão de contratações e gestão de sustentabilidade. Além desses pontos, também foram incluídos como indicadores a análise de implementação de estratégias de comunicação interna e de gestão de processos no Ifal.

PDI 2024-2028

A Comissão Central do PDI realiza a terceira reunião desse ano na próxima sexta-feira, 23, na Reitoria do Ifal. O diretor de Planejamento Institucional e presidente da Comissão Central do PDI, Fábio Ribeiro, adiantou que o grupo vai dar continuidade à análise dos indicadores relacionados aos objetivos estratégicos propostos para serem atingidos até 2028.

“Após essa fase, seguimos para a determinação de metas, que serão nossos desafios a serem alcançados. A instituição e a sua gestão, ao longo desse tempo, vêm se preparando para a construção de um documento que realmente retrate a nossa realidade, que nos fortaleça institucionalmente e nos dê a segurança de caminhar em direção a dias melhores. As Comissões Temáticas já estão também engajadas na construção do documento final, trabalhando nos seus capítulos específicos e na apresentação de todas as áreas. Ao final, como um grande painel, teremos um retrato fiel do que fazemos e de onde pretendemos chegar. Continuamos contando com a colaboração de todos”, reforçou Fábio Ribeiro.

Saiba mais sobre o PDI do Ifal

Confira mais informações sobre a Governança, Controle e Correição do Ifal