Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colégio de Dirigentes debate retorno às aulas presenciais no Ifal

Colégio de Dirigentes debate retorno às aulas presenciais no Ifal

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Comissão intercampi está elaborando minuta coletiva para regulamentar retorno gradual e escalonado
por Acássia Deliê publicado: 11/08/2021 19h41, última modificação: 11/08/2021 19h41
Reunião online do Colégio de Dirigentes foi realizada pelo Google Meet

O retorno das aulas presenciais foi tema de debate na reunião do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), na tarde desta quarta-feira (11). Uma minuta de portaria está sendo construída coletivamente com a perspectiva de orientar a transição do Ensino Remoto Emergencial, modelo adotado desde o início da pandemia, para o retorno presencial de forma gradual e escalonada.

De acordo com a pró-reitora de Ensino do Ifal, Cledilma Costa, todas as discussões sobre o tema no instituto seguem as reflexões e orientações da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A Rede, explica, vem construindo um formato misto (presencial e não presencial) para a transição do ensino remoto para o presencial, de acordo com a realidade da pandemia.

"A partir dos normativos nacionais e das orientações da Rede, o Ifal tem feito o diálogo em reuniões ampliadas, com diretores-gerais, diretores de ensino, coordenações pedagógicas e uma comissão intercampi, para construir a minuta de forma coletiva e dialogada. Hoje foi mais um desses espaços de debate", diz a pró-reitora.

A comissão intercampi foi composta e oficializada em portaria no mês de julho de 2021. Na reunião desta quarta-feira, o grupo apresentou dados sobre o monitoramento da Covid-19 em Alagoas, instruções normativas e normativos nacionais sobre o retorno do trabalho presencial durante a pandemia, uma pesquisa com segmentos do Ifal sobre o retorno presencial e outros dados relevantes para o debate.

Dificuldades e possibilidades

Entre as dificuldades identificadas pela comissão intercampi para o retorno das aulas presenciais estão as limitações dos transportes coletivos, a recusa de parte dos estudantes por questões sanitárias relativas à pandemia e as especifidades de cada campus. Para cada dificuldade, a comissão possibilidades de resolução. Mais de 90 pessoas participaram da reunião realizada pelo Google Meet.

Parte dos dirigentes se posicionou contra o retorno imediato, enquanto outros se mostraram favoráveis à proposta de retorno gradual. "Infelizmente, é um tema que não encontrará consenso, nem na comunidade do Ifal, nem na própria sociedade, mas precisamos tomar decisões. Sempre com responsabilidade, considerando todas as necessidades e desafios do contexto que estamos vivendo", considerou o reitor Carlos Guedes.

A comissão do retorno presencial seguirá agora no processo de construção da minuta. Ao final, o documento será enviado para apreciação do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) e do Consup (Conselho Superior). Ainda não há data prevista para a conclusão.