Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Clube de leitura Passarinhar participa de evento internacional de leitura e literatura

publicado: 07/08/2017 09h02, última modificação: 07/08/2017 09h23

A professora Vanúsia Amorim representou o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Palmeira dos Índios em duas mesas-redondas no V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, realizado de 02 a 04 de agosto, na Universidade Estadual Paulista (Unesp). O evento discute com professores, livreiros, autores e pesquisadores brasileiros e de diferentes países o ensino da leitura, a qualidade da produção dos livros infantis e juvenis e a importância da literatura infantil e juvenil como material de leitura. A edição de 2017 do Congresso teve como tema "(Trans)formação de leitores: travessias e travessuras".

A docente integrou as discussões intituladas “Literatura e estratégias de leitura”, com apresentação do trabalho Leitura na escola: a história do clube de leitura Passarinhar do Ifal Palmeira dos Índios, e “Formação de leitores e mediação de leitura”. Nesta segunda mesa-redonda, o trabalho apresentado foi A importância da leitura literária para formação de leitores plenos. As duas pesquisas serão publicadas no formato artigo, de acordo com Vanúsia.

Ela acredita que seja muito importante que o Ifal marque presença em um congresso internacional de literatura, no qual são discutidos vários temas relacionados à literatura e ao ensino de leitura. “Ouvir as experiências de pesquisadores do Brasil e do exterior e trocar ideias com eles é necessário para avançarmos cada vez mais, enquanto instituição, no que diz respeito ao ensino de leitura e literatura. Gratificante também foi comprovar que os trabalhos de fomento à leitura desenvolvidos no campus Palmeira dos Índios estão alinhados com as estratégias de ensino-aprendizagem veiculadas no evento”, opinou a professora.

registrado em: