Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Clube de Leitura do Campus Maceió realiza recital natalino

Clube de Leitura do Campus Maceió realiza recital natalino

Apresentação está disponível em canal do Youtube

por Jhonathan Pino publicado: 23/12/2020 09h27, última modificação: 23/12/2020 11h21

O Clube de Incentivo à Leitura e ao Teatro Mandacaru divulgou nesta terça-feira, 22, o Recital de Natal 2020, disponibilizado para a comunidade por meio de um vídeo publicado no canal do grupo no YouTube. A produção é dos estudantes de Letras do Campus Maceió, Tom Torres e Bruno Omena e o texto é interpretado por alunos do ensino médio da unidade, integrantes do coletivo.

Tom lembra que desde 2017 o grupo vem se reunindo para realizar leituras e interpretações de clássicos literários. A ideia do projeto é exercitar a leitura e o teatro como práticas democráticas na formação do senso crítico e da cidadania dos envolvidos.

“De lá para cá, a gente já fez vários recitais poéticos e peças teatrais no campus Maceió, Sindiprevi, creches, orfanatos, Casa do Idoso, escolas públicas e, inclusive, no Teatro Arte Pajuçara, em setembro de 2019, com duas peças: 'A bela e a Fera' e 'Deu a louca na Chapeuzinho'. Esta última é uma composição autoral dos próprios alunos em desconstrução satírica da pieguice e do medo das estórias infantis. O figurino e o cenário foram bancados por alguns professores da coordenação e setores administrativos do curso de Letras  ”, comentou.

Apresentação de A Bela e a Fera, em dezembro de 2019.jpg

Ao longo dos últimos quatro anos, o grupo atuou na produção de textos temáticos, realizados após pesquisas sobre os trabalhos de autores brasileiros e estrangeiros e sua contextualização com o momento e o público-alvo.

A dupla de monitores do projeto, formada por ator e escritor, respectivamente, Bruno e Tom, levam as suas experiências profissionais para o grupo.

“A gente trabalha com os estudantes do ensino médio, principalmente nos exercícios teatrais, para eles perderem o medo e a timidez no palco”, comentou Tom.Grupo de Teatro Mandacaru existe desde 2017 no Campus Maceió.jpg

O recital de Natal, por exemplo, foi produzido em apenas um dia, último 18, quando os participantes se reuniram para a escolha dos textos, a seleção dos atores, o ensaio e a gravação. As falas, inclusive, foram decoradas momentos antes da gravação. No dia 22, eles deram continuidade com a produção de um recital para o Ano Novo.

“A escolha é sempre pela melodia poética dos textos que possa ser degustada pelos atores e que cause prazer e ao mesmo tempo informação e reflexão, dentro do lema do grupo que é ‘ler, entender e transformar’. Ler é a arte de transformar símbolos em palavras. Entender, é a capacidade de se decifrar o silêncio das palavras quando elas querem nos dizer alguma coisa. As palavras são acesas. E o ator as transforma em sinfonia de emoções”, reflete Tom.

Confira o resultado: