Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cinco cursos do Ifal são avaliados pelo Inep
conteúdo

Notícias

Cinco cursos do Ifal são avaliados pelo Inep

Além dos CPCs, notas do Enade de 2023 também foram divulgados
publicado: 14/04/2025 13h10, última modificação: 15/04/2025 13h39

Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*

O Instituto Federal de Alagoas comemora o resultado divulgado na sexta-feira (11), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) das avaliações realizadas por cinco cursos superiores no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.

Os resultados foram divulgados em conjunto com os Conceitos Preliminares dos Cursos (CPCs). Foram avaliados o bacharelados em Engenharia Civil, do campus de Maceió, que obteve conceito 4; em Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, ambas do campus de Palmeiras dos Índios, com respectivas notas de 4 e SC (valor dado quando menos de 3 estudantes participam do Enade); de Agronomia, ofertado no Campus Piranhas, com conceito 3, e Tecnológico em Gestão Ambiental, ofertado em Marechal Deodoro, que também recebeu conceito 3. 

Para a chefe do Departamento de Graduação, Talita Gonçalves, o resultado é fruto da preparação de alunos e coordenadores já para o Enade, que é parte integrante das notas do CPC. A gestora lembra que o Degrad fez um manual com as informações da prova e o divulgou para as coordenações. Os coordenadores então fizeram algumas atividades antes e no dia da prova para sensibilizar e motivar os estudantes.Alunos das engenharias foram acompanhados por professores do Ifal no momento de realização do Enade.jpeg

‘’Após o lançamento do edital do Enade 2023, os coordenadores fizeram reuniões com os estudantes para explicar sobre o exame. Em uma das formações de coordenadores, o coordenador de Engenharia Elétrica da unidade de Palmeiras dos Índios, na época, professor Márcio Bino, apresentou uma proposta de preparação para os estudantes. Não foi possível fazer curso preparatório, mas foi possível estudar o conteúdo e as questões por meio dos componentes curriculares. Alguns cursos fizeram isso”, recorda-se Talita.

A partir do Enade, é calculado o Indicador da Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), esse outro índice mede o impacto do curso na vida do estudante, pois é a diferença entre a nota de ingresso e a nota  individual no Enade. As notas compõem o CPC, em conjunto com indicadores como: corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, entre outros aspectos relacionados às condições de oferta dos cursos. 

‘’De acordo com o Inep, a faixa 3 do CPC é a média. Cursos nessa faixa dispensam a visita/avaliação in loco do Mec e tem renovado o reconhecimento do curso automaticamente até o próximo ciclo avaliativo. Esses resultados, juntamente com os relatórios de cada curso, contribuem para o planejamento de ações que visem à melhoria da qualidade dos cursos’’, explicou Talita.

Para a gestora, com a exceção do curso de Engenharia Elétrica, que não teve estudantes habilitados suficientes para o cálculo, os demais cursos obtiveram um ótimo desempenho, o que contribuiu para a formação do conceito 3 no índice Geral de Cursos (IGC). 

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista*